Cidadeverde.com

Além de relaxar, banho de mar oferece diversos benefícios

Imprimir

Fotos: Pixabay/ fotos gratis

Mergulhar no mar em um domingo ensolarado é mais do que uma prática relaxante de lazer. A atividade é sinônimo de saúde. Além de trazer paz e frescor ao corpo e mente, quando se entra em contato com a água salgada, o organismo também responde da melhor forma, fortalecendo, desde questões estéticas, como a pele, até o combate de doenças.

Da mesma forma que diversos alimentos saudáveis ingeridos todos os dias que fortalecem o organismo, o mar também é fonte de propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo. A água salgada possui elementos curativos e que facilitam a boa hidratação da pele, diminuindo possíveis reações alérgicas e coceiras.

Cicatrização

Além disso, a água do mar é rica em diferentes sais minerais e alguns metais que ajudam a cicatrizar a nossa pele, em especial cálcio, magnésio, sódio, potássio e o ferro. O próprio cálcio e o magnésio são dois minerais importantíssimos para a recuperação de feridas. Outro ponto interessante é que não irrita a pele.

Alguns outros benefícios da água do mar:

Relaxa o corpo

O balanço das ondas do mar proporciona relaxamento natural, acalma e ameniza os sintomas de estresse e ansiedade. Por isso, quando as pessoas estão muito nervosas e precisam descansar, optar por viajar para lugares que possuem praia é uma sábia decisão.

Fortalece o sistema imunológico

Segundo estudos, a presença do cloreto de sódio encontrado na água marinha fortalece o corpo contra as bactérias e inflamações, melhorando assim o funcionamento das células encontradas no organismo.

Diminui as propensões alérgicas

A água do mar diminui os sintomas de doenças dermatológicas como dermatite atópica e psoríase e apresenta uma diminuição de reações alérgicas na pele, por diminuir a vermelhidão e a coceira.

Efeito cicatrizante

Rica em sódio e iodo, a água salgada possui efeito cicatrizante e antisséptico, ajudando na cura de ferimentos e machucados.

Cuidados com a pele

Os cuidados com a pele após o banho de mar são extremamente importantes. O uso do protetor solar é fundamental mesmo após o banho de mar. Quando nos expomos à água rica em sal, diminuímos a nossa proteção aos raios ultravioletas B. Isso quer dizer que ficamos vermelhos mais cedo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais