Cidadeverde.com

Ex-ministro da Previdência Carlos Gabas fará seminário no Piauí

Imprimir

Foto: Divulgação/Ascom

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) traz a Teresina o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas e a economista e técnica do DIEESE, Vivian Machado para o Seminário “Reforma da Previdência e a importância do dos Bancos Públicos”, neste sábado (30), a partir das 09h, no auditório do sindicato.

O seminário buscar esclarecer a população sobre o projeto de Reforma da Previdência, apresentado pelo governo Jair Bolsonaro. 

“Tudo isso é pano de fundo e desculpa para desmontar o nosso sistema de proteção social e entregar para os bancos privados. Um sistema essencial para manter minimamente a qualidade de vida das pessoas, especialmente as pessoas mais pobres”, critica Gabas.

Ainda segundo o ex-ministro, a Previdência Social não está quebrada ou falida. Gabas, por sua vez, reconhece que há desafios para o futuro diante da longevidade e o envelhecimento da população, mas que a proposta de Bolsonaro "erra na fórmula, por não fazer o debate com a sociedade".

“Anunciaram com muita pompa a tal da reforma e a nova Previdência, mas olha só o requinte de crueldade. Os idosos pobres e deficientes pobres têm direito hoje a um salário mínimo quando não têm outra fonte de renda, para sobreviver, comprar remédio. Mas Bolsonaro está propondo reduzir para 400 reais. Isso é crueldade pura”, apontou Gabas.

Bancos Públicos

“A importância dos Bancos Públicos e empresas públicas para o desenvolvimento do país” será debatida pela economista Vivian Machado, que é Mestre em Economia Política pela PUC-SP e Técnica II no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).  

“Os bancos públicos são fundamentais para o país pela questão da distribuição dos recursos e financiamento do desenvolvimento, principalmente nas regiões mais necessitadas, porque os bancos privados não têm interesses nessas regiões. Sem os bancos públicos os Estados do Norte e Nordeste estariam ainda mais em situação de atraso em relação às outras regiões do país. Sem eles não haveria nem financiamento imobiliário e nem financiamento rural para essas regiões. Análises de dados do Banco Central mostram que não tem praticamente nada de empréstimo rural e imobiliário de banco privado”, afirmou Vivian Machado.

A economista ressalta que essa resistência tem que partir dos trabalhadores desses bancos e a união com seus sindicatos e representantes.  “Por exemplo, não tem sentido vender qualquer segmento da Caixa Econômica. O índice de eficiência da Caixa vem melhorando ano a ano, então porque vender? Porque tem o interesse dos bancos privados de pegar esses recursos e trabalhar no que interessa a eles, não ao que interessa à população”, analisa.

Programação:

Reforma da Previdência e a importância do dos Bancos Públicos

09h00 – A importância dos bancos públicos e empresas públicas para o desenvolvimento do país [Vivian Machado / DIEESE]

10h30 – Debate Contra a Reforma da Previdência do Bolsonaro [Carlos Gabas / ex-Ministro da Previdência]

Local: Sindicato dos Bancários do Piauí [ Rua Gabriel Ferreira, 740, Centro Norte]

Aberto ao público

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais