Cidadeverde.com

Novo defensor público geral vai priorizar tutelas coletivas e direitos humanos

Imprimir

Será empossado nesta quinta-feira (28) o novo defensor público geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis. O novo jurista substitui a defensora Hildete Evangelista em uma nova gestão de dois anos que deve priorizar as tutelas coletivas, os núcleos de mediação e conciliação, de direitos humanos da instituição com foco nos temas de propriedade, vida e educação. 

Em entrevista à TV Cidade Verde, Erisvaldo apontou o período de crise econômica como um fator de aumento da procura da Defensoria Pública. Em 2018 foram atendidas cerca de 265 mil pessoas em todo o Piauí, em 2017 foram 235 mil. O fator renda é um dos pontos de triagem para o atendimento do órgão que prioriza pessoas que ganham até três salários mínimos. 

“A partir do momento em que se consegue resolver uma demanda que envolve muitas pessoas, muitos serão beneficiados. Vamos procurar organizar o setor específico para dar apoio a danos coletivos”, antecipou.

Foto: Letícia Santos/Cidadeverde.com

Outro ponto destacado por Erisvaldo é a alta resolutividade do Núcleo de Mediação e Conciliação. “De cada 100 casos que são procurados cerca de 70% são resolvidos de forma extrajudicial, muitas ações são evitadas na justiça”, pontuou.  A Defensoria Pública está presente em 32 comarcas do Piauí e em Teresina contando com 117 defensores. Atua em diversas área do direito como família cível, criminal, sistema penitenciário e consumidor. 

A posse do novo defensor geral será realizada às 10h no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais