Cidadeverde.com

Com vitaminas B, C e K, chá branco também tem ação estimulante

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Já ouviu falar de chá branco, mas ainda não o conhece? A planta Camelia sinensis dá origem tanto a este tipo, quanto aos chás verde e preto. O branco se diferencia desses outros por ser produzido a partir de folhas mais novas e brotos, a parte mais nobre da planta, que é colhida antes mesmo das flores se abrirem.

O chá branco é de origem chinesa, mas também é comercializado na Índia e Japão. Possui vitaminas B, C e K, além de outras substâncias como a cafeína, potássio, ácido fólico, manganês e antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. Um detalhe importante é que a planta não passa por nenhum tipo de fermentação.

Benefícios

As propriedades antioxidantes dessa bebida estão associadas à prevenção de câncer, de doenças cardiovasculares e também contam com uma ação anti-inflamatória e com uma proteção do fígado. Outra substância presente no chá branco é a L-teanina, que age no cérebro estimulando a sensação de relaxamento e bem-estar, melhorando o humor.

Apesar de ter menor quantidade de cafeína do que os chás verde e preto, a bebida ainda tem uma ação estimulante que aumenta a disposição e reduz a sonolência e o cansaço.

Uso indicado

O indicado por especialistas é consumir de 2 a 3 xícaras desse chá por dia, que corresponde de 320 a 480 ml. Para cada 300 ml de água quente, o ideal é utilizar 3 gramas da folha seca. Depois disso, basta desligar o fogo e deixar o chá em infusão por 5 minutos antes de coar.

Contraindicação

Apesar de não conter grandes quantidades de cafeína, o chá branco deve ser evitado por grávidas e lactantes, pois a substância atravessa a barreira placentária e leite materno. Pessoas com hipertensão, úlceras gástricas, insônia e batimentos cardíacos irregulares devem tomar cuidado com o excesso de chá branco e consultar o médico antes do consumo da bebida.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais