Cidadeverde.com

Mais de 200 mil teresinenses devem receber vacina contra gripe

Imprimir

A rede pública municipal de saúde da capital deve receber 220 mil doses de vacina contra a Influenza em 2019. Já chegaram à capital mais de 20 mil doses e novas unidades da imunização devem chegar ainda esta semana. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, as vacinas serão distribuídas em 104 locais no horário de funcionamento das unidades básicas de saúde. Este ano a campanha de vacinação foi antecipada e será realizada entre 10 de abril e 31 de maio, sendo 4 de maio o dia de mobilização.

Em entrevista à TV Cidade Verde, Amariles Borba orientou que a higienização é uma das principais medidas de proteção contra a infecção.  "Devemos lavar as mãos com água e sabão. Quem estiver gripado não visite recém-nascidos, gestantes ou paridas. Assim nós estamos cooperando na saúde tanto das crianças quanto dessas mulheres", alertou a gestora.

A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente protegendo contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. 

A lista completa do grupo prioritário é: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais