Cidadeverde.com

Teresina terá observatório de armazenamento de dados e controle do transporte público

Imprimir

Foto:GabrielPiauilino/CidadeVerde.com

A população de Teresina que utiliza o transporte público passará a ter um acesso maior à informações do sistema. A capital terá um Observatório da Mobilidade, que é uma tecnologia que permite o armazenamento e o acompanhamento das informações d o sistema de transporte público como informações em tempo real sobre horários, percursos, performance e atendimento do transporte.
 
O projeto é desenvolvido em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD e foi um dos 16 escolhidos entre  iniciativas espalhadas pela América Latina, para receber um financiamento de 500 mil euros da AFD. No Brasil, apenas Teresina e  a cidade de Santos, em São Paulo,  foram escolhidas pelo Programa Euroclima + para receber os recursos.

De acordo com a coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchôa, o observatório vai possibilitar que os usuários possam fiscalizar melhor o sistema de transporte público.

“O  Observatório da Mobilidade e o aplicativo de mobilidade na cidade, mobilidade sustentável. O observatório da mobilidade é um programa  feito em parceria com o euroclima onde apresentamos um projeto piloto para aumentar a transparência no serviço público e melhorar  a operação de transporte. A cidade pode fiscalizar, junto à prefeitura, o cumprimento das ordens de serviço, e também, ter uma melhor conversa com as próprias concessionárias  de transporte público, para ter uma integração em prol da melhoria da operação", explicou.

Para a coordenadora, o observatório surge com a função de resolver gargalos usando tecnologia, incentivando a participação social e criando indicadores do transporte público. "Tudo feito de forma transparente e aberta para a população para que possamos monitorar  onde cobrar. E ajuda para que a prefeitura também possa saber onde existem os problemas na operação  para tentar resolver junto. A prefeitura não entra com investimento porque são projetos que  têm financiamento externo por meio de assistência  oficial de desenvolvimento.  A prefeitura não paga. Conseguimos por meio de chamadas internacionais de projetos  concorremos  com cidades do mundo todo e ganhamos esse 500 mil euros para implementar o projeto”, destacou.

Premiação

O usuário do transporte público poderá contar com um aplicativo que poderá resultar em premiação como descontos em serviços como bares, restaurantes e em ingressos para eventos. Para isso, o setor público busca parcerias com a iniciativa privada.

“O aplicativo é de estímulo e incentivo á mobilidade mais sustentável, utilizando o processo de games por meio de um jogo. As pessoas que usarem mobilidades mais sustentáveis – ônibus, bicicletas ou caminharem – utilizando o  aplicativo, liga quando sai de casa e desliga quando chega no destino,  acumulam pontos. É uma espécie de competição das pessoas da cidades", adiantou Gabriela Uchôa.

Parceria com o setor privado garantirão que os pontos sejam convertidos em ganhos reais. "Isso veio de uma ideia que foi uma das propostas vencedoras que fizemos no ano passado, uma das ideias ganhadoras era fazer um aplicativo que as pessoas que usavam o transporte público ganhavam pontos. Foi feito por uma chamada internacional e vai ser financiado pela União Europeia. Vamos lançar no próximo mês e buscamos parceiros com o setor privado que apoiam o projeto e nos ajudem a transformar os pontos em benefícios. Podem ser descontos em pizzarias para as pessoas que se movem de forma mais sustentável, premiações, ingresso e outros”, afirma a coordenadora da Agenda Teresina 2030.

Mobilidade sustentável

Com o aplicativo e os prêmios e descontos que o usuário poderá ganhar, a meta é incentivar que cada vez mais as pessoas abram mão dos carros particulares e utilizem alternativa.

“É uma forma de melhorar a mobilidade mais sustentável e premiar as pessoas  que já utilizam esse transporte. Em uma cidade como Teresina que chove demais ou faz muito calor  e não tem infraestrutura muito melhora em áreas como as ciclovias, ainda é preciso fazer muita coisa, as pessoas que usam esse transporte são heróis. Quando mais gente for atraída, mais legitimidade teremos para lutar por mais espaço para o transporte sustentável. É uma forma de começar a incentivar as pessoas a usarem a mobilidade mais sustentável. Com isso , ganhamos força para cobrar políticas públicas mais sustentável. É construir uma agenda de sustentabilidade com a sociedade”, disse.  

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais