Cidadeverde.com

Ginseng: conheça os benefícios desta raiz

Imprimir

Foto: Pixabay/foyos gratis

Muito usado na culinária asiática (em países como China e Japão), o ginseng é uma raiz medicinal que traz muitos benefícios para o organismo - é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais Só que ele ainda não é muito difundido no Brasil e poucas pessoas conhecem essa planta a fundo.

Ginseng é um tônico adaptogênico que permite ao corpo se adaptar a novas situações, como uma temperatura diferente no caso de mudanças de estação, mas também em períodos de estresse físico e psicológico. Tomar ginseng todos os dias pode ajudar a enfrentar um momento particularmente intenso da vida, estressante ou cansativo. O ginseng, neste caso, apoia e dá uma energia extra para usar durante o dia.

Benefícios

Uma das vantagens é que ele pode atuar como anti-inflamatório natural - inibindo, por exemplo, a produção das citocinas pró-inflamatórias, comuns em doenças como a diabetes. Além disso, essa erva é muito usada para tratar o lado emocional, pois ajuda a aliviar o estresse, cansaço e a deixar o corpo mais relaxado. Isso acontece porque o ginseng atua sobre a glândula suprarrenal, que é a responsável pela liberação do cortisol.

Concentração

Uma outra vantagem oferecida pelo uso do ginseng é a melhora da concentração. Assim, estudantes durante o período de exames, bem como aqueles que trabalham com pesquisas etc, podem usá-lo em momentos cruciais de suas atividades, em que necessitam do máximo de seus recursos mentais.

Além disso, o ginseng também é um alimento muito rico em antioxidantes. Ou seja, combate o envelhecimento e a degeneração celular, contribuindo para a saúde da pele, dos cabelos, olhos e do corpo de forma geral. Para quem quer manter o foco no estudo ou trabalho, é sempre uma boa dica consumir um chazinho..

Fonte de vitaminas

A B1 (tiamina), por exemplo, é conhecida justamente por dar mais energia ao organismo. Além disso, essa raiz asiática também é fonte das vitaminas B2 (que auxilia no metabolismo, faz bem para os sistemas nervoso e digestivo), e a B3 (melhora a circulação sanguínea) e B12, que se destaca principalmente por auxiliar na saúde do sistema nervoso central.

Circulação

Outro grande benefício do ginseng é que ele também estimula a circulação sanguínea, pois garante a dilatação dos vasos. No entanto, é importante destacar que ele não deve ser consumido em excesso - pois como tem essa função de "afinar o sangue" (assim como a canela), ele pode influenciar na pressão arterial ou atrapalhar o processo de coagulação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais