Cidadeverde.com

Gastrofísica estuda a importância das sensações na alimentação

Imprimir

Comer é uma experiência sensorial completa. Desde os aromas que o prato exala, passando pela visualização das cores, as texturas de cada alimento e com seu auge na degustação dos sabores. Até mesmo a audição é ativada, com o som da mastigação. Esse conjunto de sensações, aliado às memórias afetivas que uma refeição pode trazer, faz com que o prazer à mesa esteja muito mais na mente do que na boca

Essas relações são explicadas e defendidas pela gastrofísica, uma nova área da ciência desenvolvida pelo professor de psicologia da Universidade de Oxford, Charles Spence. Ele publicou o livro Gastrophysics: The New Science of Eating (Gastrofísica: Uma Nova Ciência da Comida, em livre tradução).

De acordo com o especialista, diversos fatores, bem além do alimento em si, são determinantes pelo quanto ficamos satisfeitos com uma refeição. Isso inclui itens como o peso dos talheres, a cor dos pratos, a música ambiente, o local em que se faz a refeição, suas companhias, entre outros.  Abaixo, alguns princípios da gastrofísica:

Quanto mais caro, mais saboroso

A ideia é que nosso cérebro faz uma relação entre preço e sabor. Se o prato é caro, ele deve ser mais gostoso e valer o alto investimento. Outro ponto relacionado a isso é o peso dos talheres: quanto mais pesados, mais luxuosos.

Companhia afeta a quantidade consumida

Estudos sugerem que, quando você come na companhia de outra pessoa, você tende a ingerir 35% a mais do que quando está sozinho. Isso teria relação com o fato que, quanto maior o grupo, maior a quantidade e variedade de comida disponível.

Quem se serve primeiro escolhe o melhor

Ao fazer uma refeição com outra pessoa, prefira se servir primeiro. Isso porque você pode mudar de ideia em relação ao que iria comer, baseado no que a sua companhia escolheu. Por isso, quem se serve por último tende a comer mais.

Segure o prato nas mãos

O nosso cérebro não faz uma distinção entre o peso do alimento e o do prato. Por isso, ao segurá-lo, ele nota que a refeição é mais pesada e em maior quantidade do que realmente é. Isso pode fazer com que se sinta mais satisfeito comendo menos.

Concentre-se na sua refeição

Quanto mais se concentrar em todos os aspectos da sua refeição, mais satisfeito ficará. Por isso, dedique-se a sentir todos os sabores, texturas e aromas da sua comida.

Ouça música enquanto come

Canções tranquilas durante a refeição, como música clássica, podem ajudar a comer com mais calma. Elas estimulam uma mastigação mais lenta, o que faz ainda com que se coma menos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais