Cidadeverde.com

Peste suína clássica faz Piauí sacrificar 21 animais e criar centro de operações

Imprimir

Foto: Jorge Barros/CCom

Reunião com o presidente da Adap, Bernildo Val, e o superintende do Mapa, Marco Aurélio Paes Landim

O Piauí terá um Centro de Operações de Emergência Zoosanitária( COEZOO) para erradicar os focos de peste suína clássica (PSC) no Estado. Até esta terça-feira (16), o Governo do Piauí confirmou a presença de dois focos da doença no município de Lagoa do Piauí, em propriedades próximas uma da outra, 21 suínos já foram sacrificados como medida de conter a doença. A vigilância ocorre em todo o Estado para identificar possíveis focos. 

O gerente de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) afirmou que os criadores com suínos sacrificados estão sendo indenizados como uma forma de reduzir os prejuízos causados pela doença aos negócios. 

Outras medidas emergências adotadas é a proibição do trânsito interestadual de suínos. Inicialmente, apenas o trânsito interno estava proibido.  Também está proibida a aglomeração de suínos, como feiras e exposições no Piauí. 

"Está proibido a saída do Piauí para fora até porque os outros estados irão bloquear o ingresso de suínos do Piauí nos seus estados", ressaltou o gerente. 

O centro de operação funciona como um "quartel-general". "Ele é um espaço para abrigar pessoal e realizar todas as operações na emergência. Todas as medidas e ações são determinadas por meio dele", comentou Idílio. Esse centro é composto por  médicos veterinários do grupo de emergência da ADAPI e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

O governador do Piauí, Wellington Dias, declarou que o objetivo é fazer do Piauí uma área livre da peste suína.  Wellington Dias comentou que os governadores do Nordeste e as agências de vigilância deverão se reunir para discutir o tema e planejarem 

"Já conversei com os governadores do Nordeste e apresentei uma proposta para que as agências de vigilância possam se reunir até o início de maio. No dia 23 teremos um encontro em Recife com o objetivo de tomar uma decisão para ações integradas". 

Peste Suína

A peste suína clássica é uma doença contagiosa entre os animais, mas que não afeta o ser humano. O consumo da carne supina está liberada desde que seja proveniente de um estabelecimento com serviço de inspeção aprovado e regularizado pelos órgãos competentes. 

Os principais sinais clínicos da PSC são mortalidade elevada, principalmente em suínos jovens, febre alta, conjuntivite, manchas pelo corpo, vômito e diarreia.

Ao identificar os sintomas, os criadores devem comunicar imediatamente à Adapi para que possa ser realizada uma investigação epidemiológica na propriedade.


Carlienne Carpaso
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais