Cidadeverde.com
Viver Bem

Como lidar com o intestino preso da criança durante o desfralde

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O processo de desfralde de uma criança pode trazer problemas maiores do que simplesmente as roupas molhadas. Durante o aprendizado, crianças podem segurar as fezes por um tempo elevado e, com isso, sentir desconforto e dores para defecar. 

As causas são diversas. Além das dificuldades normais causadas pelo processo de aprendizagem, a retenção pode ser uma resposta da criança para o desfralde prematuro ou contra um processo muito rígido, por exemplo.

Durante essa fase, é recomendado que pais procurem o pediatra em busca de orientação e soluções para a situação. Uma análise criteriosa do profissional ajudara a identificar os reais motivos.

Alimentação

Um passo inicia importante durante está etapa é reavaliar a alimentação. Além de beber muita água, o consumo de fibras é fundamental. Frutas como mamão e ameixa ajudam e muito neste processo e a aceitação costuma ser boa por parte dos pequenos. Já a banana e maçã, por exemplo, devem ser evitadas

Atividade física

Importante para a vida, mas também para esta etapa, a atividade física também auxilia nessa missão. Afinal, a movimentação da musculatura abdominal é fundamental para ajudar a criança. Por isso, incentive e participe com seu filho de brincadeiras ao ar livre ou até mesmo em casa. Correr já é uma boa alternativa para movimentar a criança e, ainda, fazer uma atividade divertida juntos  

Medicamentos

Em alguns casos, alguns medicamentos são necessários, como laxantes e supositórios. Entretanto, eles só podem ser utilizados com a orientação do pediatra para evitar complicações graves.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir