Cidadeverde.com

Entenda a diferença entre shakes e vitaminas

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Há quem confunda shakes com vitaminas. Afinal, ambos são batidos, consistentes e nutritivos. Só que existe uma diferença sutil: enquanto as vitaminas possuem leite e alguma fruta, os shakes são mais completos, preparados com diferentes frutas, verduras, vegetais, suplementos e outros ingredientes que resultam em uma batida mais nutritiva.

Uma das principais vantagens dos shakes é que eles são bem saudáveis e mais completos que as vitaminas, de modo que até podem substituir certos pratos - geralmente, lanches intermediários, que não estão entre as refeições principais do dia. O melhor é que existem várias combinações e possibilidades de shakes.

Ingredientes

É possível ainda colocar iogurte, leite, alguns tipos de chá, combinações de frutas (banana e mamão, por exemplo), farinha de aveia, linhaça, cacau em pó, verduras de sua preferência e até mesmo umas oleaginosas, como castanhas do Pará, que são bem saudáveis. A proposta do shake é que seja algo realmente completo e saboroso.

No entanto, é bom ressaltar: apesar de serem nutritivos, os shakes não devem ser consumidos como almoço ou café da manhã - refeições consideradas importantes e que necessitam da mastigação (ato importante para produzir hormônios de saciedade).

E as vitaminas?

Elas possuem um potencial nutritivo bem grande, pois são geralmente feitas a base de leite com alguma fruta e outros ingredientes. A vitamina de banana é uma das mais saborosas - ela pode ser batida com aveia para ficar mais nutritiva e saudável, por conta da alta concentração de fibras.

Já a de morango também é uma opção bem interessante – dá para acrescentar outras frutas vermelhas, como a amora, framboesa e cereja.

Por fim, uma dica: o lado bom desses alimentos é que dá para misturar diferentes frutas, verduras e demais ingredientes. O ideal, inclusive, é variar com bastante frequência, para aproveitar todos os nutrientes de cada alimento.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais