Cidadeverde.com
Viver Bem

Dieta Dukan promete perda rápida dos quilos indesejados

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Também conhecida como Dieta Francesa ou Prototal, a dieta Dukan foi criada há 10 anos pelo nutricionista francês Pierre Dukan. Ela segue a mesma linha da Atkins, em que há uma drástica redução do consumo de carboidratos e a priorização de proteínas e gorduras.

A principal vantagem da Dukan está na capacidade de levar a pessoa a emagrecer rapidamente. Isto acontece, devido à redução drástica de carboidratos, que são a principal fonte de energia do corpo.

Com a escassez de carboidratos, o organismo vê-se forçado a utilizar o glicogénio, que funciona como reservatório de energia dos músculos e fígado. Como consequência, o corpo perde peso, que ocorre essencialmente por causa da eliminação de líquidos.

As fases

A Dukan é dividida em quatro fases: a primeira é a de Ataque, com duração de dois a sete dia e representa a fase mais radical da dieta, em que são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente proteica. Nessa etapa os alimentos permitidos são: carnes magras, fígado, rins, aves, peito de peru ou frango, frutos do mar, iogurtes, queijos ou leite desnatado e ovos.

Na sequência, vem a chamada Fase de Cruzeiro: aqui, alguns legumes e verduras são gradualmente adicionados, possibilitando alternar os dias de consumo de proteínas como o consumo de proteína junto aos vegetais permitidos. Ela deve ser mantida até se atingir o peso desejado. Nesse período, é recomendado o consumo de no mínimo 1,5 litro de água ao dia. Os legumes permitidos são: pepino, berinjela, tomate, rabanete, palmito, acelga, aipo, cogumelos escarola, espinafre, repolho, alho-poró, abobrinha e vegetais folhosos.

A Dukan prossegue com a fase de Consolidação. Seu objetivo é inserir outros alimentos e evitar o ganho de peso. Essa etapa tem a duração de 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores. Aqui, ocorre a introdução de uma porção de pão integral, uma de frutas e uma de queijo, bem como duas porções semanais de cereais.

A última é a fase de Estabilização Permanente. Recomendada durante toda a vida, é uma forma de manter o peso conquistado. Essa etapa é baseada em três regras básicas: a Fase de Ataque deve ser repetida uma vez por semana, a prática de atividade física precisa ser mantida e o consumo de três colheres de aveia por dia.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir