Cidadeverde.com

Deputados e representante do ministério debatem casos de peste suína

Imprimir

Foto:Ascom/Alepi

Os focos de peste suína descobertos no Piauí foram debatidos em uudiência pública realizada na Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado.  A audiência foi solicitada pelo deputado Gustavo Neiva (PSB).

O parlamentar disse que o objetivo da audiência “é conhecer os problemas e saber as providências do Governo do estado para erradicar a peste suína no município de Lagoa do Piauí”. A doença está prejudicando a exportação e a economia local, impondo barreiras comerciais e a necessidade do sacrifício do rebanho suíno no município.

Representando o secretário de Agricultura do município de Lagoa do Piauí, o vereador Ilmar Pereira de Alencar,foi o primeiro a falar sobre o drama que vive os criadores de Lagoa do Piauí. Ele disse que a preocupação no momento é o pagamento de indenização aos produtores pelo Governo do Estado. Hoje, segundo ele, 70% do pessoal do setor de suínos têm prejuízos. O mesmo questionamento foi fortalecido pelo prefeito do município do Lagoa do Piauí, Antônio Francisco de Oliveira Neto. Segundo ele, mais de animais foram abatidos na região por conta da peste, mas nenhum foi abatido para consumo e venda dos produtores.

Em resposta aos questionamentos, o Antônio José Pereira, representante da Superintendência de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), anunciou que o Governo já liberou cerca R$ 200 mil para indenizar os produtores.
O vereador de Teresina Aluísio Sampaio (Progressistas) também participou da audiência e demostrou a preocupação a respeito dos abates clandestinos de animais que acontecem em todo o Piauí e a proximidade da Lagoa do Piauí com Teresina.

 

redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais