Cidadeverde.com

Conheça os benefícios de consumir iogurte

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

O passeio pelo supermercado permite notar: nunca existiu tanta variedade de iogurte como atualmente. Há para todos os gostos: líquidos – prontos para beber – cremosos, para consumir com colher; puros, sem sabor, com açúcar ou adoçante e, até mesmo, feitos com mel, desnatado ou integral. É, portanto, uma grande fonte de nutrientes, mostrando uma versatilidade invejável.

O iogurte cabe em diferentes partes do dia. Pode ser em um saboroso café da manhã, do lanche da tarde, ou até mesmo dentro de uma receita. No entanto, é importante manter uma dieta equilibrada aliada ao seu consumo

Nos casos de excesso de peso, intolerância à glicose e triglicérides elevados, um tipo de gordura presente no sangue; deve-se optar pelos iogurtes sem açúcar e sem mel.

Alguns nutrientes presentes nos iogurtes

Proteína

Importante para a formação e manutenção das nossas células, que formarão os nossos tecidos e órgãos. É imprescindível para as crianças garantirem crescimento e desenvolvimento e, para os adultos e idosos, recuperarem e manterem as células rejuvenescidas

Cálcio

Mineral necessário para que tenhamos ossos e dentes saudáveis, evitando, assim, o raquitismo, a osteopenia ou a osteoporose. Além disso, é importante para a contração dos músculos e participa da transmissão dos impulsos nervosos.

Vitamina D

Junto ao cálcio, participa da formação e manutenção dos ossos. Além disso, estudos apontam que sua falta está associada ao excesso de peso e à maior predisposição à diabetes.

Probiótico

Alguns iogurtes têm maior ação probiótica, pois possuem bactérias benéficas, importantes para o equilíbrio da flora intestinal. Quanto maior esse equilíbrio, melhor será a absorção dos nutrientes.

Aproveitando o melhor

No café da manhã, lanche da tarde ou lanche da noite, o iogurte pode ser consumido puro, com fruta picada in natura ou seca, ou batido com fruta, como vitamina. Também é uma boa opção para variar o molho da salada.

Nesse caso, utiliza-se o tipo natural, acrescido de ervas finas, mostarda em pó ou pepino picadinho, que substitui bem os molhos à base de maionese ou creme de leite ricos em gordura.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais