Cidadeverde.com

Licopeno combate o envelhecimento precoce

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Conhece o licopeno? Ele é um dos antioxidantes mais poderosos que existem e faz parte do grupo dos carotenoides (substâncias responsáveis pela pigmentação de frutas, legumes e outros alimentos) É a substância que dá a cor vermelha e pode ser encontrado em muitos alimentos benéficos à saúde.

Antioxidantes, como o nome sugere, são substâncias que inibem a atuação dos radicais livres (moléculas que podem se associar a outras, levando-as à oxidação).

Esse processo é perigoso, pois faz com que as células do nosso corpo se desgastem mais rapidamente, levando ao envelhecimento precoce e a outras doenças, como catarata ou até mesmo câncer. O licopeno também ajuda a reduzir o chamado colesterol ruim (LDL), a prevenir doenças do coração e controlar a pressão arterial.

Fontes de licopeno

Para consumir o licopeno no dia a dia, é importante conhecer em quais alimentos é possível encontrá-lo. O tomate, por exemplo, é uma fruta cheia de substâncias benéficas: além do licopeno, ele possui vitamina A, C, minerais como cálcio e potássio (fundamentais para a saúde da estrutura óssea e muscular) e também o cromo, que ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Já a melancia e a goiaba são frutas muito saborosas e benéficas. A primeira é conhecida por ser diurética – com grande quantidade de água, ajuda a hidratar, eliminar toxinas e a desinchar o corpo. A goiaba, por sua vez, é excelente fonte de vitamina C, potássio e cálcio. Portanto, tente incluí-la no seu café da manhã e lanches da tarde.

Pimentão

Enquanto isso, para temperar massas, carnes, risotos e outros pratos, uma boa dica é usar o pimentão vermelho. Fonte de licopeno, esse vegetal dá um toque saboroso às receitas e também é rico em outras substâncias benéficas: vitamina C, A e minerais como cálcio e ferro.

Além desses alimentos, existem outros que possuem licopeno na composição, tais como o mamão, cenoura e o repolho roxo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais