Cidadeverde.com

Alongamento antes de dormir oferece diversos benefícios

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

O alongamento é uma atividade tão importante quanto à prática de exercícios regulares. Além da possibilidade de ser realizado em qualquer lugar, a atividade é comumente indicada para antes ou depois de outros exercícios. Mas você já ouviu falar em alongar antes de dormir?

Essa prática também ajuda a relaxar, o que melhora a qualidade do sono. Quando realizados gentilmente e de maneira correta, os alongamentos promovem um efeito calmante e auxiliam na recuperação do organismo após o estresse sofrido durante o dia.

A importância do alongamento não entra em discussão. Sua ausência ou má execução em rotinas diárias pode favorecer o encurtamento dos músculos, prejudicar a amplitude dos movimentos durante a prática da atividade física, ser precursora de possíveis lesões musculares, gerando dor e desconforto e, ainda, dificultar objetivos mais amplos como a hipertrofia muscular.

Benefícios

Os alongamentos antes de dormir são uma espécie de conjunto de técnicas de relaxamento para aliviar o corpo e a mente, principalmente se aliados às técnicas de respiração, promovendo uma melhor qualidade do sono.

De modo geral, independente da situação, os alongamentos possuem seus próprios benefícios. Mas, quando voltados para a qualidade do sono especificamente, estes são os principais:

Auxiliam na prevenção à insônia: Os alongamentos antes de dormir auxiliam no relaxamento do corpo e da mente, facilitando um sono tranquilo e reparador, sem sensação de obrigatoriedade a isso.

Auxiliam na prevenção às câimbras noturnas: Mesmo que a dor intensa vá diminuindo gradativamente, ainda é desconfortável e pode aparecer em qualquer região do corpo, com mais frequência nas pernas.

Cuidados necessários

Vale lembrar que, em alguns casos, esse tipo de situação pode acontecer algumas vezes por semana em pessoas mais velhas e mais de uma vez durante a noite, prejudicando todo um planejamento e resultando em cansaço excessivo.

A falta de sono pode vir a se tornar precursora de vários outros problemas, comumente relacionados à saúde mental e hormonal. No mercado existem medicamentos para prevenir as câimbras, mas é mais eficaz e prazeroso fazer alongamentos antes de dormir.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais