Cidadeverde.com

Anac notifica a Gol e ameaça cancelar vôos da empresa

Imprimir

A Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) notificou ontem a Gol a regularizar o atendimento aos passageiros, após o quarto dia seguido em que os vôos da empresa tiveram atrasos acima da média nacional.

A determinação é que a empresa aumente os postos de check-in nos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), do Galeão (Rio) e de Brasília.
 

Caso os atrasos persistam, o órgão ameaça cortar vôos da Gol, que também controla a Varig. A decisão será tomada em uma reunião com a diretoria da companhia, convocada pela agência para a sexta-feira.

A Folha apurou que o governo concluiu que os problemas nos aeroportos são conseqüência da deficiência da Gol/Varig em atender os passageiros, e não um caos aéreo. Por essa razão, a ordem é mostrar os problemas da companhia e evitar que se dissemine a idéia de que há uma crise aérea.

Ontem, um dia após o ministro Nelson Jobim (Defesa) ter atribuído os atrasos a um corte de funcionários da Gol, sindicatos de profissionais do setor da aviação civil afirmaram que a Anac, órgão ligado à Defesa, sabia do problema havia pelo menos 18 meses. Os sindicalistas dizem ter alertado sobre os efeitos que os cortes teriam sobre os serviços prestados.

A Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil) e o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) afirmam ter enviado ofícios à agência quando ela ainda era presidida por Milton Zuanazzi.

"A redução de funcionários de algumas empresas aéreas, (...) era fator de contribuição para o apagão aéreo, naquele momento [segundo semestre de 2007]", diz trecho de ofício enviado ontem ao ministério.

A Anac afirmou que não poderia ter evitado que os problemas ocorressem, já que "nenhum órgão regulador pode multar uma empresa privada por conta de demissões". "O que é passível de multa é uma conseqüência de tais demissões que represente uma infração à legislação", afirma nota.

Mesmo com os atrasos, a agência só havia feito uma notificação às empresas por "preterição de passageiros" --problema causado quando uma aeronave precisa ser substituída por uma menor que a prevista para o vôo. A Anac nega que se trate de overbooking.

Até as 22h de ontem, 52,9% dos 580 vôos da Gol e 46,5% dos 159 vôos da Varig tinham atraso, contra 7,6% dos 711 vôos da TAM, principal concorrente da Gol. A Gol e a Varig respondem por quase 40% dos vôos no Brasil, segundo a Anac.

A Gol atribuiu os atrasos de ontem a resquícios do problema enfrentado no final de semana (leia nesta pág.). Anteontem, a empresa afirmara que os problemas "já estão completamente solucionados".

A Fentac estima em 700 o número de profissionais cortados da Gol e da Varig há pelo menos dois meses --cerca de cem deles trabalhavam em Congonhas (São Paulo), outros 70 em Cumbica (Guarulhos) e mais 70 no Galeão (Rio), segundo a diretora-executiva da entidade, Selma Balbino. A Gol informou que, em outubro, tinha 15.831 funcionários.

"A maioria [dos cortados] era ligada a cargos administrativos, mas também houve corte de investimento da Gol em serviços terceirizados, como a operação de equipamentos [que engloba manobra de aeronaves nos pátios, transporte de malas, e limpeza dos aviões].

A Swissport e a Vit Solo, terceirizadas que prestam serviços para a Gol, negam redução do serviço. A Gol também negou redução de seu quadro.

Procurada ontem, a Gol não detalhou quantos de seus funcionários foram cortados nem que áreas foram afetadas.

A Folha solicitou que o Ministério da Defesa detalhasse os cortes, sem sucesso.
A maior parte dos passageiros abordados ontem à tarde em Cumbica antecipou a chegada ao aeroporto, mas a situação no final da tarde era tranqüila. Foi o caso da dona-de-casa Denize Braga, 33, que embarcaria para Recife às 21h05. "Vim mais cedo esperando um movimento muito maior, mas está tudo muito tranqüilo."

Outro lado

A Gol informou ontem que os atrasos de vôos registrados ontem foram reflexo dos problemas registrados no final de semana e que já estão solucionados. Em nota oficial, a empresa disse que seus vôos operavam "praticamente dentro da normalidade" na tarde de ontem.

A empresa afirmou já ter aceito o convite da Anac para a reunião de sexta-feira, e diz que está disposta a seguir as determinações da agência.


Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: