Cidadeverde.com

Agave: matéria-prima da tequila é substituto saudável para o açúcar

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas para substituir ingredientes prejudiciais ao organismo. E o açúcar está no topo da lista de alimentos que todo mundo quer diminuir ou erradicar.

Além de muito calórico, aumenta o risco de desenvolver diabetes, colesterol alto e sobrecarregar o fígado, entre outros problemas. Mas o que fazer para adoçar bebidas e receitas? A melhor opção são os adoçantes naturais, grupo do qual o agave faz parte.

O que é?

Agave é uma planta de origem mexicana, de aparência semelhante com um cacto. Matéria-prima da tequila, contém um néctar que, extraído e filtrado, é usado como um adoçante orgânico. Seu sabor é mais doce do que o açúcar, semelhante na aparência com o mel, porém com coloração e textura mais suaves.

Componentes

O agave é fonte de alguns minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio. Embora seja mais doce do que o açúcar (tendo capacidade de adoçar até 50% mais), ele possui um menor índice glicêmico. Isso quer dizer que ele demora mais tempo para liberar a glicose no sangue, o que evita os picos de produção de insulina pelo pâncreas e prolonga a sensação de saciedade.

Saudável, sem dúvida

O agave é rico em frutose, principal açúcar natural presente nas frutas. Essa substância é menos prejudicial do que a sacarose, o popular açúcar branco refinado. Outro fator que faz do agave boa opção é ser mais doce do que o açúcar, o que permite que seja usado em menor quantidade. Esse consumo reduzido ajuda a evitar problemas como o ganho de peso.

Restrições

Embora a frutose não seja tão prejudicial à saúde, seu consumo precisa ser moderado. Esse cuidado deve ser ainda mais especial para os portadores de diabetes, já que os altos níveis de glicose podem desencadear as crises hiperglicêmicas. Por essa razão, antes de inserir o produto na rotina alimentar é fundamental consultar o nutricionista ou o médico responsável.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais