Cidadeverde.com

Conheça as bebidas vegetais e suas vantagens

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

As bebidas vegetais já estão presentes no dia a dia de quem busca uma alimentação de qualidade. Alternativas ao tradicional leite de vaca ou demais bebidas de origem animal são encontradas nas versões líquida e em pó (para diluir). Mas a base delas continua a mesma. As bebidas vegetais são elaboradas a partir de grãos e sementes como arroz, soja, aveia e amêndoas, entre outros.

Há uma parcela da população que, em maior ou menor grau, possui intolerância à lactose, açúcar presente no leite que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerida. No entanto, a produção dessa enzima vai diminuindo com a idade, o que torna o leite um alimento de difícil digestão, causador de flatulência e diarreia.

Não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contraindicar seu consumo. Afinal, ela é de difícil digestão. Quando não digerida, faz com que o nosso sistema imunológico responda e crie anticorpos contra ela, acarretando em alergias.

Vantagens

As bebidas vegetais ainda são livres de colesterol, caseína e gorduras saturadas, presentes em bebidas de origem animal.  Podem ser incluídas no café da manhã para acompanhar as frutas ou o café preto, em receitas doces e salgadas, e batidas com frutas e fibras, o que as faz uma ótima opção para os lanches intermediários.

Atrativos

Ainda em dúvidas se vale a pena apostar nessas bebidas?  Um bom atrativo são os novos sabores. Bebida de arroz, de aveia, de amêndoa, de soja e de espelta (tipo de trigo vermelho)  têm personalidade própria e vão bem tanto com frutas e cereais matinais, como misturadas ao café ou ao cacau.

Outra razão é a variedade de uso. O leite de arroz possui sabor neutro e é hipoalergênico; o leite de amêndoas é de sabor requintado e rico em ácidos graxos poli-insaturados; o leite de aveia é de sabor levemente adocicado e rico em fibras solúveis. Já as bebidas de soja e de espelta são ótimas para quem malha.

Por fim, a opção por alimentos orgânicos é ressaltada. Produtos livres de agrotóxicos, hormônios e fertilizantes químicos. Além disso, na medida em que o cultivo de orgânicos utiliza expedientes como a rotação de culturas e a compostagem, entre outras técnicas, ele favorece que o solo se mantenha fértil e produtivo ano após ano.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais