Cidadeverde.com

Entenda o que realmente significa "comer saudável"

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Diversas dietas que surgem todos os dias acabam criando uma verdadeira ditadura alimentar. Em alguns casos, o equilíbrio passa longe e as dúvidas sobre o que pode ou não comer cercam a mesa dos brasileiros.

Na verdade, hoje em dia é obsoleto falar em plano alimentar (o tradicional cardápio que era proposto por nutricionistas). Então, faz-se a substituição do termo por “comer saudável”. Mas o que isso realmente significa? É se alimentar com salada, frutas e legumes? Esse é o questionamento a ser respondido.

Assim desponta o conceito de Comer Intuitivo, título do livro de Evelyn Tribole e Elyse Resch, duas americanas especialistas em nutrição, que deram início à teoria em 1995. É o ato de comer de forma atenta à alimentação, sem estar preocupado. A dieta limita ao que pode ou não, esse é o problema. O essencial é aprender a comer normal e encontrar prazer nas boas escolhas. Alguns princípios são:

Respeitar sua fome

Depois de muito tempo sem comer, não há como manter a moderação na hora de se alimentar. Por isso, é preciso encontrar o controle e a consciência corporal para manter esse modo de alimentação.

Em paz com a comida

Pensar no que não pode comer gera ansiedade e sofrimento na hora de fazer suas escolhas alimentares. O que, por sua vez, pode desencadear até compulsões alimentares.

Desafiar a "polícia alimentar"

Sabe quando você come um chocolate e logo vem em mente aquele pensamento depreciativo? Esse comportamento não pode continuar. Você não é melhor ou pior pelas suas escolhas alimentares.

Entender sua saciedade

Tente fazer uma pausa na metade da refeição e observe o quanto está satisfeito e o quanto ainda precisa comer ou não.

Encontrar o “fator satisfação”

O jeito é repensar as formas de consumir aqueles alimentos necessários para a saúde. Transformar a experiência de comer em algo mais prazeroso. Comendo lentamente, é possível sentir os sabores, observar o corpo recebendo energia e sendo nutrido.

Honrar sua saúde

Tenha flexibilidade em suas escolhas alimentares e sua saúde sairá ganhando. Ser saudável não tem nada a ver com dietas rígidas. Não vai ser um lanche ou uma salada que vão melhorar ou piorar o seu quadro alimentar da noite para o dia. É o equilíbrio desse conjunto de ações que irão transformar a saúde do corpo e da mente.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais