Cidadeverde.com

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Gripe e resfriado não são sinônimos, como alguns acreditam. Sintomas como dores no corpo, nariz entupido e febre estão relacionados com as duas doenças. Por isso, a confusão na cabeça de muitas pessoas.

Para piorar, as duas doenças respiratórias são provocadas por vírus, mas diferentes. Por isso é muito importante conhecer cada caso, evitando assim complicações durante o tratamento.

Gripe

Pacientes com gripe ou resfriado apresentam febre. Entretanto, com intensidade diferente. Provocada pelo vírus influenza, a gripe apresenta temperaturas corporais muito mais elevadas, durando aproximadamente três dias

Outros sintomas apresentados são: tosse seca, coriza e dores de cabeça, garganta e muscular. Esses sintomas costumam persistir por até cinco dias.

Casos mais graves da doença provocam pneumonia, podendo levar até mesmo a morte do paciente. Par evitar isso, a vacina é fundamental.

Resfriado

O resfriado é provocado por um vírus diferente. A doença apresenta sintomas mais moderados. A febre, por exemplo, costuma ser mais baixa. Congestão nasal, tosse e dores no corpo e na garganta também são sintomas da doença. O tempo de duração do resfriado é de até quatro dias.

Tratamento

A prevenção é uma ferramenta importante para evitar tanto a gripe quanto o resfriado. Em épocas mais frias, é comum frequentar ambientes mais fechados e com grande aglomeração de pessoas, como shoppings. Entretanto, é preciso cuidado em ambientes assim, já que eles formam um cenário perfeito para a proliferação dos vírus

Em caso de algum sintoma, é importante também consultar um médico, que saberá indicar o melhor tratamento.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais