Cidadeverde.com

Estudante faz vaquinha virtual para custear viagem ao Japão

Imprimir

O estudante de programação Paulo Roberto Filho, de 22 anos, foi convidado para participar de um evento no Japão voltado para área de tecnologia na saúde. Como trabalho de conclusão de curso no Instituto Federal do Piauí (IFPI), o jovem desenvolveu um programa que concilia a reabilitação com o mundo dos games.

“Criar um jogo para que a pessoa fizesse o exercício da fisioterapia”, explica Paulo. O programa pode tornar mais divertido e lúdico o processo de reabilitação, principalmente de crianças. A tecnologia chamou a atenção de pesquisadores internacionais que convocaram o jovem piauiense para um evento especializado em jogos para saúde, em Kyoto, no Japão

Com o bloqueio do governo federal às verbas de custeio de universidades e institutos os recursos que poderiam custear a ida de Paulo estão contingenciados. “Tenho a entrada, mas tenho dificuldades de custear a minha participação. Me sinto como se estivesse numa coleira. Não quero deixar essa oportunidade passar de jeito nenhum”, relata o jovem.

Uma vaquinha virtual foi lançada para arrecadar fundos para a viagem de Paulo Roberto. O objetivo da campanha é juntar R$ 10 mil para a viagem do jovem. Para colaborar, basta acessar o site da vaquinha virtual.

O Instituto Federal do Piauí tem sido um importante centro de formação de jovens pesquisadores no estado. No início deste ano, três estudantes foram convidados a trabalhar em uma empresa de tecnologia na Alemanha.

"Um celeiro de grandes mentes, de nova mentes, que as vezes o próprio pessoal do Piauí pensa que não tem nada mas o pessoal de fora consegue ver”, alerta o professor orientador Marcelino Almeidas.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais