Cidadeverde.com

Prefeito de Ribeira é cassado por compra de voto nas eleições 2016

Imprimir

Foto: Letícia Santos

O prefeito de Ribeira do Piauí, Arnaldo Araújo Pereira da Costa, o Professor Arnaldo, teve o mandato cassado pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral do Piauí, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros. O magistrado acatou a denúncia de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) feita pela coligação adversária, "Somos Todos Ribeira".

Além dele, perde o mandato a vice Maria Leonidas Teles de Melo. Os dois ainda foram declarados inelegíveis por 8 anos, a contar das eleições de 2016.

Para o magistrado ficou clara a comprovação de captação ilícita de sufrágio mediante entrega de telhas e passagens aéreas a eleitores em troca de votos.

Além da cassação, o juiz ainda aplicou uma multa no valor de 30 mil UFIR. "Levando em consideração a repercussão eleitoral negativa de suas condutas, o poderio econômico dos réus que dispuseram de verbas para cometerem o ilícito eleitoral caracterizado e o caráter inibitório de novas práticas ilícitas", disse o juiz.

Na ação, a defesa do prefeito disse que a entrega de telhas e passagens aéreas em troca de votos não aconteceu e que tudo não passa de armação da oposição. Alega ainda que as supostas provas são ilegais e que houve cerceamento de defesa.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral. O Cidadeverde.com não conseguiu localizar o prefeito. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais