Cidadeverde.com

Fezes ajudam a entender a saúde do organismo

Imprimir

tigerstrawberry/Montagem sobre reprodução

Quando se fala em cocô, existe vergonha e receio pela maioria da população. Entretanto, essa conversa deveria ser algo normal e habitual, principalmente por ser uma forma de entender a saúde do organismo do paciente.

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) indica que aspectos das fezes como consistência, cheiro, coloração e formato devem ser observados para verificar se há algo que não está funcionando bem no intestino.

As fezes consideradas normais são caracterizadas como fezes cilíndricas, compridas e com aspecto macio. Isso indica que, ao passar pelo intestino, tiveram um bom trânsito e nenhum tipo de obstrução que atrapalhasse a passagem.

Ingestão de nutrientes

Pessoas que fazem pouco consumo de água e fibras, encontradas nas frutas, verduras e saladas, acabam evoluindo com fezes ressecadas, em formato de bolinhas endurecidas. Além disso, alteração do calibre das fezes é uma das primeiras indicações de câncer de intestino.

Conheça o que cada formato e cor do coco indica na sua saúde:

Formato:

Bolinhas: indica falta de fibras e líquidos.

Comprido, cilíndrico e com rachaduras: indica que as fezes permaneceram muito tempo no cólon. Além disso, é necessário consumir mais água e frutas.

Comprido e com algumas rachaduras na superfície: considerado normal, mas pode indicar princípio de desregulação nos processos intestinais. Beba mais água.

Comprido, macio e em formato cilíndrico: tipo de fezes ideal. Indica bom transito intestinal.

Com gotas macias e divididas: aponta carência nutricional e desidratação. Coma mais legumes cozidos, grãos, aveias e frutas.

Totalmente líquido: indica diarreia. Beba bastante líquido, evite alimentos gordurosos e fique de repouso.

Cores:

Verde: a causa comum é diarreia. O consumo recente de antibióticos, ingestão de alimentos e bebidas verdes ou ingestão de ferro também pode deixar as fezes nessa cor.

Preta: Sangramento no trato gastrointestinal alto – esôfago, estomago ou duodeno Pode indicar também consumo de medicamentos ou suplementos de ferro.

Amarelo: infecção intestinal, má digestão, doença celíaca ou em decorrência de alimentação rica em gordura.

Branca ou clara: podem indicam sinais de doenças como hepatite, cistos hepáticos ou cirrose.

Vermelha (com sangue): indica doenças com sangramentos ativo mais comumente do trato intestinal baixo que podem incluir: hemorroidas, divertículos, colite e tumores.

Cor saudável: o ideal é que seja marrom, ainda que existam diversas variações e tons que também pode ser saudáveis como verde e amarelo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais