Cidadeverde.com

Caminhar é ótima arma para combater o sedentarismo

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Desculpas para tentar justificar o sedentarismo não faltam: pouco dinheiro, tempo reduzido, lesões antigas, entre outras. Apesar de todas essas alegações, a verdade é que o interessado em ter uma melhor qualidade de vida precisa apenas de um pouco de força de vontade. Não quer levantar pesos ou correr longas distâncias, por exemplo? Sem problema! Basta incluir a caminha em sua rotina diária para usufruir dos benefícios desta atividade simples e de custo bem reduzido, mas que colabora e muito com corpo e mente.

Além de ajudar na boa forma, a caminhada faz muito bem para a saúde, prevenindo problemas do coração, por exemplo. Ela é indicada para todas as idades. Entretanto, é sempre bom consultar um médico para identificar possíveis restrições.

Pessoas que caminham pelo menos três vezes por semana já começam a conquistar resultados satisfatórios, com melhora no condicionamento físico, ajudando ainda no relaxamento e combate ao estresse. Quer perder alguns quilinhos? Então, basta aliar a caminhada com uma dieta balanceada que os resultados vão aparecer.

Benefícios

Esta prática esportiva oferece diversos benefícios para a saúde. Durante a caminhada, por exemplo, o fluxo sanguíneo aumenta, dilatando os vasos e, consequentemente, diminuindo a pressão arterial. Com isso, o coração agradece.

Além disso, caminhar aumenta a capacidade cardiorrespiratória, já que amplia a captação e uso do oxigênio, contribuindo também na eliminação de impurezas.

Quer prevenir a osteoporose? Caminhar ajuda ainda na absorção de cálcio e deixa os ossos mais resistentes. A atividade melhora ainda o equilíbrio e a coordenação motora.

Ao caminhar, o individuo gasta mais calorias do que o corpo está acostumado. Com a ajuda da uma alimentação balanceada, isso significa a queima de gordura e o combate à obesidade.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais