Cidadeverde.com

Alcachofra ajuda a acabar com problemas digestivos

Imprimir

Muitas pessoas exageram na alimentação e acabam sofrendo com problemas digestivos. Uma solução natural para esses casos é o fitoterápico da Alcachofra, oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS).

A alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta de origem mediterrânea rica em propriedades capazes de tratar dores e incômodos estomacais; desconfortos que surgem após a refeição; má-digestão; funcionamento biliar e altas taxas de colesterol no sangue.

Além disso, ela também diminui a absorção das gorduras no corpo como o colesterol e facilita o trânsito gastrointestinal.

Composição

Como na maioria das hortaliças, a alcachofra é composta principalmente de água e fibras, úteis para estimular o bom funcionamento dos intestinos

Benefícios

Consumida de variadas maneiras a alcachofra é muito nutritiva contendo grandes quantidades de vitaminas A, B5 e C; cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês.

Além disto, também é considerada uma planta com propriedades medicinais. Ela atua como tônico digestivo, diurética, estomáquica, hepatoprotetora, laxativa (não irrita a mucosa dos intestinos), hipoglicemiante, depurativa e é eficaz na redução do colesterol ruim.

Por conter uma substância denominada cinarina (componente químico ativo que confere sabor amargo), a alcachofra estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado e consequentemente prevenindo várias doenças hepáticas.

A alcachofra também tem sido muito eficaz no combate as gorduras, por isto está inclusa em muitas dietas para perda de peso. No entanto, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a alcachofra devem evitar o seu consumo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais