Cidadeverde.com

Presos se rebelam e quebram cadeados e celas no Maranhão

Imprimir

No dia 24 de dezembro, véspera do Natal, no município de Chapadinha no Maranhão, 59 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) se rebelaram e quebraram os cadeados das celas, saindo para o corredor do presídio. Os policiais que foram chamados para conter a manifestação foram impedidos de entrar na carceragem, pois as lâmpadas foram arrancadas e o ambiente ficou às escuras.

O delegado plantonista, Jairo Timbó, declarou que o motim aconteceu porque alguns presos queriam passar a noite de Natal nos corredores do pavilhão, mas o carcereiro não autorizou, gerando confusão. Eles reclamavam, também, da qualidade da comida.

Os amotinados só foram rendidos e levados ao campo de futebol do CDP na manhã do dia de Natal, quando a guarnição, sob o comando do major Edvaldo Mesquita, conseguiu entrar no presídio. Depois que a situação foi controlada no CDP, 10 presos acusados de serem os líderes da rebelião foram transferidos para São Luís, entre eles Nilsinho da Aparecida e Jorge da Mazé, considerados de alta periculosidade.

A menos de 15 dias uma outra rebelião aconteceu na Delegacia de Codó também no Maranhão, onde cerca de 45 presos também se rebelaram alegando a má qualidade da comida que recebiam. Policiais Civis de Timon tiveram que se deslocar até Codó para transferir os presos depois que estes quebraram os cadeados e arrancarem os portões das celas. Dez presos foram para Timon, 15 para Caxias e 15 para São Luiz.

A crise no sistema Penitenciário do Maranhão é notória com várias fugas e rebeliões, sendo que em Timon mais de 60 presos fugiram só no ano de 2008. As mais ousadas, aconteceram quando 35 presos fugiram em dois dias seguidos da Penitenciária Jorge Vieira em Timon.

No próximo dia 06 de janeiro está prevista uma greve por tempo indeterminado pelos policiais civis, Agentes Penitenciários, Peritos e Médicos Legistas no Maranhão devido a descumprimento de acordo do Governo Jackson Lago.


 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: