Cidadeverde.com

HUT alerta sobre risco de queimaduras nas festas juninas

Imprimir

Foto: Pixabay / reprodução gratuita

Com a chegada das festas juninas é tradição a queima de fogos e fogueiras em eventos ou nas portas das residências. De acordo com a diretora do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Clara Leal, a população precisa ficar atenta, pois o aumento do número de casos de queimaduras nesse período chegou a 243% em 2018. 

“Precisamos redobrar o cuidado, principalmente, com nossas crianças, pois nesse período elas gostam muito de brincar perto das fogueiras. Quanto aos adultos alertamos para os cuidados ao soltar fogos. Qualquer descuido pode levar a queimaduras graves nos braços e face, o que pode inclusive levar a perda do membro ou da visão. Em 2018, no mês de junho, o HUT atendeu 24 pessoas vítimas de queimaduras por fogo e por substância quente. Esse número representa um aumento de 243% se comparado com o mês anterior, que é maio”, destacou a diretora.  

 Denyberg Santiago, cirurgião plástico e gerente médico da Unidade de Queimados do HUT, disse que as queimaduras por substâncias quentes também são muito comuns. “Como nesse período é comum a manipulação de líquidos quentes para o preparo de comidas típicas como mingaus e cremes aumenta também o número de vítimas de queimaduras por substância quente. As crianças costumam ser as maiores vítimas, pois como não tem ainda a noção do perigo ficam perto dos fogões e fogueiras durante preparo dos alimentos”, explicou o médico.  

Sobre o tratamento das lesões, Denyberg disse que não se deve colocar nenhum tipo de substância caseira em queimaduras. “As pessoas costumam colocar pó de café, pasta de dente, porém nada disso é utilizado para tratar esse tipo de lesão. Dependendo da gravidade das lesões as bolhas só devem ser estouradas no ambiente hospitalar”, disse. 

José Denilson, 42 anos, é pedreiro e mora no povoado Taboca do Pau Ferrado. Ele está internado na UTI do HUT após sofrer queimaduras de 1° e 2° grau. José Denilson conta que estava cozinhando no fogão a lenha quando precisou colocar álcool e de repente o fogo atingiu seu corpo. “Queimei meu torax, braço direito, mão e coxa direita. O fogo atingiu 13% do meu corpo. Tudo aconteceu muito rápido. Agora já estou melhor e recebendo o tratamento adequado”, comentou o paciente.     

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir até os músculos e outros tecidos. As de 4° grau acometem todos os tecidos da pele e podem atingir órgãos e tendões. 

O HUT é o único hospital do Piauí que oferece a população uma unidade especializada no tratamento de queimados. Com especialistas de plantão 24 horas a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUT recebe pacientes vítimas de queimaduras de média e alta complexidade.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais