Cidadeverde.com

Veja o significado dos aditivos usados nos alimentos industrializados

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

É muito comum se deparar com termos difíceis, com significados desconhecidos, nos rótulos de alimentos industrializados. Geralmente, os nomes químicos correspondem aos aditivos alimentares. Embora muitas vezes passem despercebidos, é ali que pode estar o perigo para a saúde.

Acontece que a grande maioria dos alimentos industrializados contém essas substâncias. Os aditivos são empregados com a função de conservar, intensificar ou modificar as propriedades de alguns produtos. Ainda que não anulem os nutrientes encontrados nesses itens, o uso excessivo pode trazer diversos riscos à saúde.

As crianças são as maiores consumidoras de produtos com aditivos, presentes em biscoitos, balas, salgadinhos e refrigerantes. Especialmente nesse caso, a ingestão deve ser moderada, já que os sistemas digestivo e urinário estão em fase de desenvolvimento e não estão preparados para processar essas substâncias.

Tipos de aditivos químicos

Identificar esses aditivos é fácil. Eles estão na lista de informações de ingredientes no rótulo do produto. Os itens aparecem em ordem decrescente de concentração no alimento

MSG (glutamato monossódico)

É um realçador de sabor, presente em alimentos enlatados, comidas tipo fast-food, refeições congeladas, molho para salada, temperos prontos e comida chinesa. A substância prejudica a regulação do apetite no cérebro e faz com que a pessoa se sinta menos satisfeita depois de comer. Ela também altera as papilas gustativas, tornando o consumidor viciado em seu sabor.

Adoçantes artificiais

Usados em grande quantidade como substitutos para o açúcar branco, são encontrados em produtos diet, como sucos e refrigerantes. Vários estudos apontam risco de diabetes, doenças no coração e obesidade. São eles: aspartame, sacarina, sorbitol, sucralose, glicerol, entre outros. Uma opção é escolher adoçantes naturais, como a stévia.

Bromato de potássio

Utilizado para amaciar e branquear a massa do pão de fast-food e de pizzas congeladas. Esse aditivo é proibido no Brasil e também em outros países, como o Canadá e a China. Isso porque a substância é cancerígena.

Nitrato de sódio

É um sal presente em alimentos processados e embutidos, como salsichas e bacon. Estudos mostram que esse produto está associado ao surgimento de câncer de pâncreas em ratos.

BHA e BHT (Butil-hidroxianisol butilado e hidroxitolueno)

Esse é um conservante usado para impedir a quebra de gorduras em alimentos como batata frita, banha, manteiga, cereais, conservas de carne, cerveja, misturas prontas, goma de mascar, entre outros. Ele é considerado razoavelmente cancerígeno.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais