Cidadeverde.com

Conheça as causas da dor abdominal durante a atividade física

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Iniciar uma atividade física pode ser uma experiência muito prazerosa: a liberação de hormônios causa a sensação de bem-estar e a perspectiva dos resultados é um estímulo e tanto. Mas como lidar com aquela pontada dolorosa bem abaixo das costelas que aparece justamente quando você está entrando no pique do exercício? Esse incômodo pode ter muitas causas. As principais são: respiração pela boca e a má oxigenação do sangue.

Fígado

Doeu do lado direito? A causa pode ser o impacto sobre o fígado. Em uma corrida, por exemplo, a movimentação do corpo causa a distensão do tecido que sustenta o órgão. Essa rede é formada por fibras musculares lisas, que doem quando o esforço e, consequentemente, o impacto sobre o órgão são grandes.

Para amenizar, basta diminuir um pouco o ritmo do exercício e o incômodo logo desaparecerá. E, nos próximos treinos, adotar ritmo mais lento, para evitar que a dor reapareça.

Respiração pela boca

Quando a dor aparece numa região mais central do abdômen, a causa provavelmente é a respiração pela boca. Ela leva à entrada de ar no estômago, promovendo a produção do ácido clorídrico, que causa ardência e sensação de azia. 

Falta de oxigênio no diafragma

Outra causa é a falta de oxigênio no diafragma, causando a chamada isquemia local. Isso acontece, provavelmente, porque o exercício ocorre num ritmo mais forte que o condicionamento aeróbio. Com isso, a respiração não consegue suprir a demanda de oxigênio que a musculatura pede.

Postura

Arquear as costas para frente durante o exercício também pode gerar a chamada dor de lado. Isso porque a coluna envergada pressionará o diafragma, impedindo que ele trabalhe adequadamente, além de dificultar a chegada de sangue no local. Por isso, é bom roupas confortáveis, tênis adequado e evitar carregar peso, como mochilas, durante o exercício.

Estômago cheio

Comer ou beber muito e, em seguida, fazer exercícios diminui a quantidade de sangue destinada ao sistema digestivo, dificultando todo o processo. O resultado é dor abdominal, que pode acabar em vômitos. O melhor é optar por refeições leves antes da atividade física.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais