Cidadeverde.com

Em três meses, CREAS registraram 35 casos de trabalho infantil na capital

Imprimir

Foto: Arquivo/Agência Brasil

De janeiro a março de 2019 os Centros de Referência Especializada de Assistência Sociais contabilizaram o acompanhamento de 35 casos de trabalho infantil em Teresina. 

O dado foi repassado ao Cidadeverde.com pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). A pasta lança neste mês campanha alusiva ao dia 12 de junho, Dia Mundial do Trabalho Infantil. 

Durante todo o mês de junho a secretaria desenvolverá ações de enfrentamento ao trabalho infantil. 

Franciana Beleense de Sales, coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infanti l(AEPETI), diz que não é fácil realizar abordagens a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, mas que ações estão sendo desenvolvidas para que esta aproximação seja feita da forma menos traumática possível.

“Visualizar crianças no espaço da rua não é mesmo que identificar. É necessária toda uma abordagem profissional para que consigamos a confiança dessas crianças em situação de trabalho infantil para que possamos fazer a identificação correta, com nome, endereço ,nome dos pais ,que situação os levou para aquela situação de trabalho infantil. Isso é muito demorado porque eles são arredios. Eles compreendem a presença dos agentes de proteção social, conselho tutelar, como uma presença de retirada brusca daqueles espaço onde eles estão obtendo a subsistência deles e da família”, analisa Franciana.

A rede de combate ao trabalho infantil em Teresina é formada por representantes da Semcaspi, Conselho Tutelar, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, dentre outras entidade de proteção às crianças e adolescente. 

Denúncias de trabalho infantil devem ser feitas aos disque 100, disque 153  e aos conselhos tutelares. 

A programação das ações de combate e conscientização sobre trabalho infantil deve ser divulgada na tarrde desta sexta-feira (7). 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais