Cidadeverde.com
Viver Bem

Dicas para realmente promover mudanças na segunda-feira

Imprimir

Para alguns, simboliza preguiça, após um final de semana agitado. Para outros, marca o início de importantes transformações. Amada ou odiada, a segunda-feira é considerada o primeiro dia útil da semana. E, por isso, nada melhor do que aproveitar a empolgação para, ao menos, começar a organizar algumas rotinas, promovendo mudanças necessárias. 

Até mesmo quem não costuma sorrir muito pela manhã, principalmente, em uma segunda-feira, pode acreditar: o dia é ideal para promover mudanças. Aos empolgados, calma. Afinal, não adianta querer resolver todos os problemas do mundo em apenas poucas horas

Mas como começar? Bom mesmo seria ter aproveitado o domingo para organizar a programação da semana, preparando a agenda com as atividades necessárias e, até mesmo, incluindo algumas mudanças desejadas. Exemplo: começar uma dieta.

Se esse não é o seu caso, guarde essa dica para o próximo final de semana, mas comece agora mesmo a colocar em prática algumas ações que podem transformar o seu dia.

Organização

Para quem deseja começar hoje, pegue lápis e papel e mãos à obra. Primeiro, anote e organize todas as tarefas rotineiras ou previamente agendadas. Assim, você saberá exatamente quando executar cada uma e, também, quanto tempo tem disponível para outras atividades. 

Sobraram quantos minutos ou horas do seu dia? Então, agora separe um tempo livre para fazer a programação da semana. Além de organizar a agenda profissional, não esqueça de incluir na rotina mudanças desejadas, como voltar para a academia ou, até mesmo, comer uma maçã no lanche, por exemplo.

Detalhe: não basta anotar e esquecer posteriormente o papel escondido em uma gaveta ou deletar o arquivo feito no computador. Para funcionar, é importante acompanhar constantemente a sua programação.

Acredite, a organização liberta ao invés de transformá-lo em um refém do calendário. Por isso, outro conselho: não fique lamentando caso não consiga cumprir algo determinado (logo no primeiro dia deixou a dieta de lado e já pegou aquele bombom esquecido na gaveta do escritório). Reconheça, sorria e, principalmente, veja como fazer para isso não se repetir (não deixar mais doces guardados, por exemplo). 

Mudar a rotina não precisa se transformar em um sofrimento, algo como: crime e castigo. O processo deve ser atrativo e agradável, ou será abandonado na terça e esquecido na quarta-feira.

Motivação

Para quem faz parte do time dos pessimistas, o primeiro passo é encarar a segunda-feira com “bons olhos”. Claro, não é necessário comemorar o fim de dois dias de descanso ou festas. Mas o importante aqui e perceber a oportunidade valiosas de iniciar algumas mudanças no seu dia a dia, melhorando assim a qualidade de vida e, até mesmo, o desempenho profissional

Se você acordou atrasado (algo normal principalmente na segunda), guarde esse conselho para a próxima semana, ou até mesmo para a terça. Caso ainda tenha tempo, tente fazer um café da manhã mais saudável, incluindo frutas e cereais e deixando de lado certos alimentos não muito nutritivos. Afinal, o café da manhã é considerado a principal refeição do dia. Não precisa radicalizar. Promova uma substituição por dia, por exemplo. A ideia é, aos poucos, transformar as mudanças em rotina e hábito.

Para fugir da tentação de comer uma prática e calórica barra de chocolate à tarde, leve para o trabalho uma fruta, por exemplo. Assim, ao olhar na programação o horário do lanche (você marcou, não é mesmo?), a disponibilidade da fruta eliminará a praticidade do doce ou de um salgadinho frito da lanchonete da esquina.

Transformações

Como destacamos no início, não adianta tentar promover todas as mudanças desejadas em apenas um dia. Então, escolha uma e, claro, execute. Se você decidiu voltar ou começar a fazer atividade física, então entre em contato com a academia para regularizar a situação e, no horário programado, siga até o local e treine. Não deixe as desculpas afastarem você da sua programação. A sensação de bem-estar após a atividade trará disposição extra para voltar no próximo dia e, aos poucos, transformar isso em um hábito.

Aliás, lembra que falamos que a organização liberta? Olhe para a sua agenda agora e perceba quanto tempo livre você tem disponível. Pronto, agora você entendeu que o planejamento ajuda também a sobrar mais tempo para descansar, acompanhar a série favorita ou, até mesmo, incluir novos hábitos. O importante mesmo é aproveitar a disposição da segunda-feira para iniciar mudanças importantes para a vida.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir