Cidadeverde.com
Viver Bem

Palmito é alimento saudável e versátil; veja utilidades

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Na salada ou na pizza, o palmito é sempre um ingrediente muito desejado. Mas você sabe quais são os benefícios para o seu organismo? Em suas mais variadas formas de consumo (seja assado, na salada, grelhado e in natura), o alimento é versátil e perfeito para compor as mais variadas preparações.

Fonte de importantes substâncias para o bem-estar do corpo, esse vegetal também pode atuar até na prevenção de doenças. De sabor característico, levemente ácido, o palmito é saboroso e suculento.

Características

O alimento é retirado do miolo das palmeiras, possui uma cor branca e textura macia. O destaque maior do alimento se dá pela pouquíssima quantidade de calorias encontradas em sua composição e o baixo teor de gorduras, sendo ideal para compor uma alimentação saudável e equilibrada.

O palmito possui bastante sódio e potássio, oferecendo ainda uma boa quantidade de zinco. Esse mineral melhora as barreiras do sistema imune, principalmente tratando-se de inflamações, e ajuda a acelerar o processo de cicatrização. De quebra, ainda auxilia no metabolismo das proteínas, nutriente fundamental para os músculos.

Músculos

O zinco, importante para a saúde dos músculos, também está presente na composição do palmito. É verificada melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis.

Pressão arterial

Por ser fonte de potássio, normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Sua ingestão ainda pode contribuir com o controle dos batimentos cardíacos.

Trânsito intestinal

As fibras contidas no alimento ajudam o intestino a funcionar da maneira correta, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos.

Favorece o sono

Dentre as vitaminas presente no palmito, também há um destaque para as do complexo B, que ajudam a melhorar a qualidade do sono, garantindo o descanso desejado e evitando a oscilação de humor, podendo até combater a ansiedade e a depressão.

Saciedade

O palmito é rico em fibras alimentares, responsáveis por proporcionarem saciedade e diminuir a fome excessiva. Quando consumimos produtos ricos em fibras, caem as chances de bater aquela vontade de comer fora do horário.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir