Cidadeverde.com

Queima de fogos no Rio de Janeiro vai lembrar o Ano da Astronomia

Imprimir

A tradicional queima de fogos na praia de Copacabana (zona sul do Rio) para marcar o Réveillon vai contar com elementos que lembram o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009. A data é uma homenagem aos 400 anos desde as primeiras observações telescópicas dos corpos e fenômenos celestes realizadas pelo cientista italiano Galileu Galilei, em 1609.

De acordo com o diretor de Operações da Riotur, Bruno Matos, o público acompanhará diversas imagens sobre o tema, como estrelas, cometas e planetas que serão formadas no céu pelos fogos de artifício. Para o espetáculo, serão utilizadas mais de 24 toneladas de explosivo e 19,6 mil bombas. O show de fogos deve durar aproximadamente 20 minutos. "Será a queima de fogos mais bonita já vista em Copacabana", afirmou Matos.

Os cerca de 2 milhões de pessoas que devem participar da festa em Copacabana vão assistir também a shows musicais e a apresentações de escolas de samba a partir das 19h da próxima quarta-feira (31). O palco terá oito lados e 7 metros de altura, o que, segundo os organizadores, permitirá que o público acompanhe as apresentações de qualquer lado da estrutura, montada na altura da rua Figueiredo de Magalhães. Além disso, quatro telões espalhados pela orla prometem levar a festa a quem estiver mais distante.
 
ESTRUTURA
De acordo com o diretor de Operações da Riotur, na noite do Réveillon funcionarão no local três postos de saúde, 24 UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) móveis e 300 banheiros químicos. No que diz respeito à segurança, Bruno Matos também garantiu que a estrutura montada será suficiente.

Segundo ele, 20 torres de observação com câmeras vão permitir o monitoramento da região por policiais militares e civis, que atuarão, em parceria com homens da guarda municipal, na orla e nas ruas próximas. A ação prevê ainda o bloqueio de 35 vias no entorno do local da festa.

FOGOS
Além de Copacabana, haverá queima de fogos na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, no piscinão de Ramos e na Penha, na zona norte, e na Ilha de Paquetá. Em outros pontos, como a praia da Bica, na Ilha do Governador, também na zona norte, na Pedra de Guaratiba e em Sepetiba, ambas na zona oeste, haverá shows com apresentações musicais.

 

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: