Cidadeverde.com

Cherovia faz bem para os músculos e é rica em fibras

Imprimir

Foto: Reprodução/Governo de Portugal

Você já ouviu falar na cherovia (ou pastinaca)? Parecida com a cenoura, também pertence à família das raízes e traz vários benefícios para a saúde. Além disso, esse vegetal pode ser facilmente usado em diversas receitas - sopas, saladas, risotos, gratinado com outros alimentos e por aí vai.

Importante fonte de fibras

Esse alto teor de fibras ajuda na digestão e prolonga a sensação de saciedade. O consumo dessas substâncias é fundamental para a saúde, pois ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue, além de prevenir a obesidade e doenças cardiovasculares.

Rico em vitaminas do complexo B, A e C

Outro ponto positivo é que surge como fonte de vitaminas fundamentais, tais como as do complexo B, que auxiliam na saúde do sistema nervoso. A cherovia também é rica em vitamina C, importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico, e vitamina A, conhecida por auxiliar na saúde dos olhos.

Importante para o coração e os músculos

A pastinaca também é grande fonte de potássio, mineral que auxilia na contração muscular (sendo indicada para quem pratica muito esporte) e, assim, também auxilia na manutenção do ritmo cardíaco. Além disso, o potássio também atua como isotônico, regulando a entrada e saída de água no corpo.

Outras raízes nutritivas

São muitas as possibilidades de receitas que podem ser preparadas com a cherovia. Uma boa dica é cozinhá-la a vapor junto com outras raízes e vegetais para comer na salada.  Assim, mantém todas as propriedades benéficas do alimento e prepara um prato bem nutritivo com outras raízes (cenoura, batata e inhame, por exemplo) que fazem bem à saúde.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais