Cidadeverde.com

Alfarroba é alternativa saudável para o chocolate

Imprimir

Fotos: Pixabay

A alfarroba pode ser uma ótima substituta do achocolatado e do cacau no dia a dia, principalmente para quem é intolerante ao glúten. Explicando: trata-se de uma vagem proveniente da árvore Ceratonia siliqua, a alfarrobeira, originária de países mediterrâneos.

Dessa vagem, são extraídas sementes que, torradas e moídas, geram uma farinha que é naturalmente doce e possui gosto similar ao do cacau. Por isso, essa farinha é usada na indústria de alimentos na fabricação de doces e é considerada uma alternativa saudável ao chocolate.

A semente da alfarrobeira é muito rica em amido e proteínas. Como e não bastasse, em sua farinha, são encontradas quantidades importantes de vitaminas e minerais.


Benefícios da alfarroba

Um deles é não conter glúten, junção de dois tipos de proteína, a gliadina e a glutenina, que podem ser encontradas nos grãos de trigo, cevada e centeio. A doença celíaca, no caso, é uma reação negativa do organismo a esse componente, bastante comum em alimentos tradicionais do dia a dia do brasileiro, como o próprio chocolate. Portanto, a alfarroba é alternativa sem glúten ao doce.

A outra é que se trata de um antioxidante, capaz de diminuir o efeito nocivo dos radicais livres e, assim, promover a implantação das funções metabólicas celulares. Em consequência, há menor risco de envelhecimento precoce e doenças, como o câncer.

Também oferece proteção à membrana mucosa do intestino, reduzindo a incidência de diarreias, desordens nutricionais e úlceras. Fora o ganho de massa muscular, uma vez que o baixo índice glicêmico associado à alta quantidade de proteínas e fibras favorece isso, promovendo também maior saciedade.


Fruto do pé de Alfarroba.

Contraindicação

O único cuidado refere-se aos diabéticos, que precisam consumi-la de forma moderada devido ao alto teor de açúcares naturais presente no alimento.

Como utilizar

A grande vantagem da alfarroba é que a farinha dela pode substituir facilmente os achocolatados e o cacau em pó. O alimento pode ser aproveitado na panificação, bolos, tortas, mousses, panquecas e muitas outras receitas.

 

Fonte: Estadão Contéudo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais