Cidadeverde.com

Bolsa Família: mais de 40 beneficiários denunciam "saque falso" em Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

O 4º Distrito Policial de Teresina recebeu, nos últimos dois dias, mais de 40 denúncias referentes à supostas fraudes no recebimento do benefício do programa Bolsa Família. Os beneficiários relatam que, ao tentarem sacar os valores em terminais de autoatendimento, foram informados que o saque já tinha sido efetuado. 

Os beneficiários tentaram efetuar os saques na agência da Caixa Econômica do bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital. O delegado Josimar Brito informou ao Cidadeverde.com que o número de Boletins de Ocorrência sobre essa suposta fraude aumentou “terrivelmente” nos últimos dias e que há desconfiança que o sistema de segurança da Caixa tenha sido violado. 

De acordo com o delegado, nenhum beneficiário perdeu o cartão e nem se queixa de um parente ter feito o saque sem autorização. “Pode ser gente de dentro do sistema, que conhece os dados e senha do cartão. O aumento das ocorrências é referente apenas aos saques do Bolsa Família, não tem registro, por exemplo, da instalação de chupa-cabras nos terminais”, disse o delegado.

Chupa-cabra é uma espécie de aparelho que é colocado nos terminais de autoatendimento e obtém os dados e senhas do cartão.

O delegado Josimar afirma que os beneficiários procuraram a agência da Caixa Econômica do Parque Piauí, que teria os orientado a registrar Boletim de Ocorrência. 

“A Caixa pediu B.O para fazer uma investigação interna. Se tiver acontecido violação no sistema de segurança da Caixa, a Caixa também é vítima”, acrescenta o delegado. 

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, a assessoria de imprensa nacional da Caixa informou que não foi identificada nenhuma violação no sistema  de segurança do banco. 

A Caixa esclarece que, nos casos onde houver constatação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

A Caixa  informou, ainda, que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes.

Veja nota completa


  • A CAIXA informa que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes.
  • Com relação ao caso apresentado, informamos que não foi identificada qualquer violação nos sistemas de segurança da CAIXA.
  • Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da CAIXA.
  • Para os casos em que houver constatação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.
  • Destacamos que a CAIXA realiza monitoramento das transações de pagamento de benefícios sociais com o objetivo de coibir eventuais ocorrências de fraude.
  • Outras informações sobre contestação de saque podem ser obtidas pelo beneficiário por meio do atendimento CAIXA ao cidadão 0800 726 0207.


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais