Cidadeverde.com

Falta de energia provoca novo desabastecimento de água em 80% de Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Águas de Teresina informou, na manhã deste sábado (29), que, novamente, a capital ficará com o abastecimento de água comprometido, com exceção dos bairros localizados na região da Santa Maria da Codipi,zona Norte.

Desta vez, segundo a concessionária, o remanejamento de linhas de transmissão de energia elétrica no Bairro Tabuleta, feito pela Cepisa Equatorial,  afetou o funcionamento da Estação de Tratamento de Água-Sul (Eta-Sul). 

A ETA-Sul é responsável pelo abastecimento de mais de 80% dos bairros de Teresina. A previsão era de que o fornecimento de energia elétrica para a ETA fosse interrompido de 6h20 às 7h50 da manhã deste sábado, no entanto, o tempo de interrupção foi maior que o previsto pela Cepisa-Equatorial.

O remanejamento das linhas de transmissões está sendo realizado pela Cepisa Equatorial para viabilizar obras do viaduto da Avenida Barão de Gurgueia.  Neste sábado, a Águas de Teresina informou que a ETA-Sul retomou a produção por volta das 10h, mas, conforme a dinâmica das etapas, a água deve voltar às torneiras aos poucos, portanto, algumas reigões podem ficar sem abastecimento por mais algumas horas. 

Neste domingo (30), de 11h50 às 13h10, outra interrupção de energia elétrica está prevista para a conclusão dos trabalhos da Cepisa Equatorial, afetando novamente a ETA-Sul e causando falta de água em Teresina. 

A Águas de Teresina pede que casos emergenciais sejam informados pelo 0800 223 2000 ou 115.

Nota de esclarecimento

Acerca do episódio envolvendo os trabalhos de remanejamento de redes de energia elétrica  para viabilizar as obras do viaduto da Avenida Barão de Gurguéia, sobre o trecho da Avenida Getúlio Vargas (BR-316), a Equatorial Piauí esclarece que atendeu requerimento apresentado pela Prefeitura de Teresina e que elaborou um arrojado plano de ação para que nenhum dos seus clientes fosse privado do fornecimento de energia elétrica.

No contexto deste plano, foram feitas transferências de cargas da subestação Polo Industrial para outros alimentadores, sendo inevitável, entretanto, por questões técnicas e operacionais, que a Estação de Tratamento de Água – ETA Sul fosse afetada pelo desligamento. 

Não procede a informação de que este fato foi comunicado à empresa Águas de Teresina somente na tarde de ontem (28.06). As tratativas entre os setores operacionais e os gestores das duas empresas já vinham de vários dias até que, em ofício e em comunicação eletrônica, assinados pelo Diretor Presidente e pelo responsável pelo relacionamento operacional da Companhia de Águas da Capital,  ambos datados de 26.06, a empresa Águas de Teresina deu anuência para realização dos trabalhos nas datas e horários apresentados pela Equatorial Piauí. Desta forma, a Distribuidora cumpriu as 72 horas de antecedência prévia na comunicação do desligamento, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica. 

A Distribuidora de energia acrescenta que disponibilizou um contingente de quatro equipes próprias, duas equipes de trabalho em linha viva (alta tensão), num total de nove profissionais, para a primeira intervenção na data de hoje, 29, com interrupção prevista entre 06h20 e 07h50. 

O atraso pontual de apenas 18 minutos no restabelecimento do fornecimento de energia após a intervenção programada para hoje é justificado pela complexidade do serviço que, cabe reforçar, foi demandado pela Prefeitura de Teresina e acordado com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU)- Sul e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbando (SEMDUR). 

A Equatorial Piauí reitera que tem total preocupação com o bem-estar dos seus clientes. A Empresa trabalha seguindo os normativos e resoluções regulatórios, bem como buscando todas as vezes o alinhamento com as instituições envolvidas nos trabalhos de grande complexidade, e sempre no intuito de promover o desenvolvimento de Teresina e do Piauí.

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais