Cidadeverde.com

Dificuldade de abrir a boca pode ser trismo

Imprimir

Foto: Freepik

Você já ouviu falar de trismo? Se ainda não, é possível que você conheça alguém com esse problema que talvez nem imaginasse que existisse. É a dificuldade de abrir a boca que pode acontecer por uma contração prolongada dos músculos da mastigação.

Vale destacar que uma abertura de boca maior que 3 centímetros é considerável normal, o que equivale ao tamanho de 3 dedos entre os dentes incisivos. No trismo as aberturas ficam menores que 2,5 centímetros, o que leva a dificuldades na alimentação, fala e higiene oral adequada.

Nervos ou músculos responsáveis por abrir e fechar a boca podem ser danificados em cirurgias de cabeça e pescoço, no tratamento com radiação de cabeça e pescoço, ou após procedimentos cirúrgicos na face e dentes

Causas

A causa pode estar dentro (intra-articular) ou fora (extra-articular) da articulação temporomandibular (ATM). Como fatores que podem levar ao trismo intra-articular, estão: fratura intracapsular; sinovite traumática; artrite inflamatória séptica; osteoartrite; anquilose e formação de osteófitos.

Dentre os fatores que podem levar ao trismo extra-articular, podemos ter: traumas ou fraturas de ossos da face; edema pós-cirúrgico, após o bloqueio nervoso para tratamento dentário; hematoma ou infecções agudas dos tecidos orais; parotidite aguda (inflamação ou infecção da glândula salivar parótida); tétano e radiação.

Como é tratado?

O tratamento é tão importante e dependerá das suas causas, sendo feito com medicações (antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes), tratamento dentário, aparelhos, aplicação de calor ou mesmo cirurgias.

Ele deve eliminar a causa, reduzir ou eliminar o desconforto e corrigir o funcionamento da ATM. Portanto, pode incluir fisioterapia, exercícios para ajudar a melhorar a abertura da boca.

Mais recentemente temos como aliado importante no tratamento a aplicação de laser de baixa potência, para diminuir o edema e dor. O laser de baixa potência tem sido muito eficiente e com resultados rápidos, e esse equipamento é cada vez mais comum nos consultórios.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais