Cidadeverde.com

Endívia oferece vitaminas e nutrientes importantes

Imprimir

 

Foto: Pixabay

Há vegetais, legumes e verduras que não são tão conhecidos, mas devem ser incorporados à rotina de alimentação. A endívia é um desses casos. Ela pode ser usada de diversas maneiras - em sopas, saladas, cozidas ou cruas. Tipo de hortaliça folhosa semelhante à chicória, oferece diversas vitaminas e nutrientes importantes para o corpo

Fonte de vitaminas A, C e do complexo

Uma das suas vantagens é que possui diferentes tipos de vitaminas. As do complexo B, por exemplo, são importantes para a saúde do sistema nervoso, cardiovascular e para o bom funcionamento do metabolismo. Já a C fortalece a imunidade e atua como antioxidante. A vitamina A, por sua vez, é conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, servindo para prevenir doenças relacionadas à visão.

Fonte de betacaroteno

A endívia também é uma das principais fontes de betacaroteno, importante antioxidante para o corpo. Além de ser um tipo de pigmento, a substância cumpre outros papéis no organismo - faz bem para a pele, cabelos, unhas, ossos e até para a visão, pois protege a superfície ocular.

Alimento também é fonte de minerais

Além de ser rica em vitaminas, também esbanja minerais essenciais para o equilíbrio e bom funcionamento do corpo - tais como ferro, cálcio, potássio, manganês, cobre e zinco. Eles são vitais para a circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos e ossos, auxílio na saúde mental e nervosa e incremento à imunidade

Espaço para ácidos graxos essenciais

Essas substâncias não são produzidas naturalmente pelo organismo e, por isso, devem ser consumidas através de alimentos fontes. A endívia tem alto teor de ômega 3 e 6, fundamentais para a saúde do coração, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), auxilia na síntese hormonal e no funcionamento do cérebro (na transmissão de impulsos nervosos, por exemplo).

Fibras e auxílio na digestão

Outro ponto interessante é que a endívia é abundante em fibras alimentares - substâncias fundamentais para o funcionamento do intestino e do sistema digestivo como um todo. As fibras garantem maior sensação de saciedade (indicadas para quem quer perder peso) e também garantem um processo digestivo mais eficiente.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais