Cidadeverde.com

Como fazer a introdução alimentar dos bebês?

Imprimir

Foto: Pixabay

Depois de algum tempo amamentando, enfim chega a hora de introduzir uma novidade na alimentação dos bebês. As chamadas papinhas são as mais indicadas para deixar a criança forte e bem nutrida. Mas bate aquela dúvida: como fazer essa introdução alimentar?

A dica mais importante na hora de pensar no que dar para o bebê é priorizar alimentos macios, que sejam facilmente mastigáveis para que não ofereçam risco de engasgos. Afinal, a partir dos seis meses de idade, a criança já começa a desenvolver a capacidade de mastigar, mesmo que somente com gengivas.

Contudo, os alimentos mais macios são triturados e engolidos com certa facilidade pelos bebês. Frutas e demais ingredientes que podem ser amassados com facilidade fazem parte da lista.

Papinha salgada para almoço e jantar

Para que o bebê tenha todos os nutrientes que precisa na alimentação, o ideal é que a papa salgada tenha um alimento do grupo dos cereais ou tubérculos (como arroz, milho, batata e macarrão, por exemplo), um das hortaliças (folhas ou legumes) e uma carne (vermelha ou branca) ou leguminosas (como feijão, lentilha, ervilha e soja).

Essa variação de tipos alimentares oferece tudo o que a criança precisa: energia proveniente dos cereais e tubérculos, vitaminas, minerais e fibras das hortaliças, e proteínas das carnes e leguminosas

Frutas para papinhas doces como lanche

Para preparar lanches para o bebê, basta selecionar algumas frutas e amassar. Aos oito meses, já se pode deixar pedacinhos pequenos para estimular mais a mastigação. Sempre respeitando, claro, a evolução de cada bebê. Outro ponto importante: conte com a orientação do pediatra nessa missão.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais