Cidadeverde.com

Dependência química é tema de seminário internacional no Piauí

Imprimir
  • ev1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • ev5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • ev4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • ev3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • ev2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Para integrar a sociedade e buscar novas alternativas para o amparo a dependentes químicos, será realizada a terceira edição Seminário Internacional sobre Drogas no Piauí, lançada nesta sexta-feira (5) no Centro de Formação Antonino Freire, da Universidade Estadual.

No Piauí atualmente cerca de 3 mil pessoas são atendidas por organizações de reabilitação. Segundo o coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas (Cendrogras), Sâmio Falcão, é de jovens o perfil dos pacientes atendidos pelos projetos sociais.

"Uma idade entre 24 a 38 anos com problemas relacionados a uso de crack, álcool e maconha", informou.

Uma das idealizadoras do evento, a Casa do Oleiro atendente 330 pessoas em unidades em Uruçuí, Parnaíba e Teresina. Na capital o projeto dispõe de 250 vagas, masculinas e femininas. A comunidade terapêutica é filiada a Confenact, Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas.

“Este ano temos como tema o impacto social das políticas sobre drogas na família, educação e saúde. A atenção as drogas é um problema social que precisa ser combatido”, afirma o pastor José Golveia.

Com caráter acadêmico, o evento também busca reunir pesquisadores de diferentes áreas para apontar novos caminhos para o enfrentamento às drogas.

"O consumo de drogas, a dependência química tem trazido problemas desde a ordem familiar, até convívio social. Nós precisamos fazer uma avaliação e desenvolver técnicas e métodos que pessoal trazer mais resultados para a sociedade", disse o reitor Nouga Cardoso.

O seminários será realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto e contará com a participação de nomes nacionais e internacionais como Charlote Bruderer, especialista em Psiquiatria e Psicoterapia, Marisa Lobo psicóloga clínica, da Universidade Tuiuti do Paraná; Cesar Arbanil, consultor da DFW Foundation, do Peru.

O evento é voltado para estudantes e profissionais da psicologia, assistência social, comunicação, direito, bem como para membros de iniciativas do setor de reabilitação. Para mais informações, clique aqui e acesse o site do evento.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais