Cidadeverde.com

Saiba quais são os benefícios do tamarindo para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay

Quem é fã do seriado mexicano Chaves, já o conhece – pode até nunca ter tomado seu suco, mas reconhece a fama junto ao menino do barril. Tamarindo é uma fruta tropical típica da África do Sul, de sabor azedo e muito calórica, que no Brasil é consumida, principalmente, no Nordeste do País. Quer saber mais a respeito?

Rico em vitamina A, fibras e minerais, ele é excelente para tratar prisão de ventre. Além disso, o tamarindo serve para fazer doces, sucos e outras bebidas, como licores e, em muitas regiões, também é utilizado para temperar carne ou peixe, por exemplo

Laxativo e diurético

O tamarindo ajuda a regular não apenas o aparelho digestivo como também o sistema urinário. Isso significa que é um bom laxativo e diurético, o que é ótimo para pessoas que sofrem com retenção de líquidos ou constipação. Inclusive, sua polpa é usada com esse objetivo em vários lugares do mundo.

Rico em vitaminas C e do complexo B

Assim como ocorre com outras frutas, o alimento possui muitas vitaminas, que por sua vez ajudam no bom funcionamento do nosso corpo. Entre as que mais se destacam temos a vitaminas C, B1, B2 e B3 - também conhecidas respectivamente como tiamina, riboflavina e niacina.

No caso das do complexo B podemos destacar que seus benefícios são prevenir doenças cardiovasculares, dar mais energia para o corpo e reduzir os níveis de colesterol. Já em relação à vitamina C ela é ótima para a pele, além de beneficiar a visão e deixar os fios de cabelo mais fortes e resistentes.

Evita a osteoporose e combate a anemia

O tamarindo também possui minerais em sua composição. Entre eles temos o cálcio, que evita problemas nos dentes e nos ossos, como a osteoporose. Além disso, o alimento possui ferro, que por sua vez é mais bem absorvido pelo organismo devido à ação da vitamina C, nutriente também presente na fruta.

Proteico e rico em fibras

Outro benefício é que ele é proteico, e por isso pode ser um dos ingredientes utilizados por vegetarianos e veganos para substituir a carne. Além disso, é rico em fibras, o que significa que dá saciedade, e consequentemente reduz a compulsão alimentar

Indicado a pessoas com pressão alta

Por fim, o tamarindo ajuda a reduz a pressão, o que é ótimo para hipertensos. Ao mesmo tempo, esse é um ponto ao qual é importante ficar atento. Afinal, ao consumir o alimento em excesso a pressão pode baixar demais, o que é bem perigoso.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais