Cidadeverde.com

Veja cobertura completa da posse do prefeito e vereadores na capital

Imprimir
Fotos: Yala Sena e Liana Aragão
Elmano Ferrer e Sílvio Mendes: mais um mandato
 
Metas, promessas e todo o discurso político perderam espaço para as reflexões sobre a vida nas primeiras palavras do prefeito reeleito Sílvio Mendes (PSDB). No auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, o tucano fez um pedido emotivo para que as pessoas sejam melhores umas com as outras e frisando a importância da família. Na noite desta quinta-feira (1º), ele foi empossado para mais quatro anos de mandato.
 
"Nós não temos direito de sermos infelizes", disse Sílvio Mendes, pedindo que todos preguem a paz para uma convivência mais harmoniosa. "Paz é verbo, e não o antônimo de violência. O que gera a violência é a omissão", afirmou.
 
 
O prefeito contou que acordou com gritos de um homem que estava nu na rua de sua casa, subindo os muros e mexendo com as pessoas. Pouco depois, ele recebeu uma mensagem do médico e amigo Ivo Carneiro, que sempre atendeu as filhas de Sílvio, Carol e Cristina. Ao ler a mensagem, intitulada "Querido filho", ele disse ter entendido porque aquele homem havia perdido a razão.
 
Sílvio pediu desculpas a sua esposa Maria Inês por falar da vida privada dos dois, a elogiou como sendo companheira e mãe excepcional e disse que "a vida pública exige tolerância, renúncia e equilíbrio, mas principalmente compreensão e solidariedade. As crises são os maiores desafios e a família é o alicerce para a paz social". Ele relatou que na sua vida não desaprendeu a chorar: só não chora mais de raiva, e sim de alegrias e tristezas.
 
A filha Carol e a esposa do prefeito, Maria Inês
 
Ao citar todos os vereadores, inclusive adversários, o prefeito os convidou para "usarmos a nossa inteligência e aproveitarmos o tempo que Deus nos concedeu de vida para sermos melhores com nós mesmos e com o nosso semelhante. Só assim o mundo será melhor. O convite é para todos. Deus proteja Teresina e a cada um de vocês, Amém", concluiu Sílvio Mendes.
 
Veja a mensagem lida pelo prefeito Sílvio Mendes na posse
 
Querido(a) filho(a)
 
Quando a velhice chegar, eu começar a derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar os sapatos, tem paciência e lembra-te a fazer as mesmas coisas!
 
Quando conversares comigo, eu repetir as mesmas coisas que sabes de sobra como terminam, não me interrompas, só escuta-me. Quando eras pequenos, para que dormisses, tive que contar milhares de vezes a mesma história, até que fechasses os olhinhos.
 
Quando estivermos reunidos e, sem querer, eu fizer minhas necessidades, não fiques com vergonha.
Compreende que não tenho culpa, pois já não as posso controlar! Pensa quantas vezes, pacientemente, troquei tuas roupas para que estivesses sempre limpinho e cheiroso!
 
Também não me reproves se eu não quiser tomar banho. Lembra-te dos momentos que te persegui e os mil pretextos que eu inventava para te convencer a tomar banho!
 
Quando me vires inútil e ignorante, frente às novas tecnologias que já não poderei entender, suplico-te que me dês todo o tempo necessário e não me machuques com sorriso de superioridade! Lembra-te que fui eu quem te ensinou tantas coisas: comer, vestir-se e como enfrentar a vida tão bem como hoje o fazes!
 
Se quando estivermos conversando, eu esquecer do que estávamos falando, tem paciência e me ajuda a lembrar. Talvez a única coisa importante para mim, nesse momento, seja o fato de estares perto de mim, dando-me atenção e não à conversa propriamente.
 
Se algum dia eu não quiser comer, sabe insistir com carinho, assim como fiz tantas vezes contigo!
 
Também compreende que, com o tempo, não terei dentes fortes nem agilidade para engolir!
 
Quando minhas pernas falharem, por eu estar tão cansado se eu não conseguir mais me equilibrar...com ternura, dá-me tua mão para me apoiar, como fiz  quando começaste a caminhar com tuas perninhas tão frágeis!
 
Se por acaso ouvires eu dizer que não quero mais viver, não te aborreças comigo! Apenas entende que isso não tem nada a ver com o teu carinho ou com o quanto te amo.
 
Compreende que é difícil ver a vida abandonando aos poucos meu corpo e que é duro admitir que já não tenho mais o vigor para correr ao teu lado ou para tomar-te em meus braços como antes!
 
Não te sintas triste ou impotente por me veres assim.
 
Não me olhes com cara de pena! Trata-me com amor e dá-me somente teu coração, tua compreensão e apoio, como fiz quando começastes a viver!
 
ISSO ME DARÁ FORÇA E MUITA CORAGEM!
 
Autor desconhecido
Yala Sena (flash do auditório do TJ)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: