Cidadeverde.com

No Senado, governador propõe imposto de renda para cobrir déficit da Previdência

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) propôs nesta quarta-feira (10), durante audiência na Comissão de Acompanhamento da reforma da Previdência no Senado, que o imposto de renda pessoa física do servidor público seja utilizado para cobrir o déficit dos estados. A reunião foi convocada para discutir a exclusão de estados e municípios do projeto.

Segundo o governador, o déficit no Piauí chega a R$ 1,1 bilhão. "É importante o Senado liderando o entendimento que foi feito com o governo federal, Câmara, Senado e 27 governadores para que se tenha essa alternativa de receita para cobertura do déficit da previdência. Só no Piauí temos um déficit 1,1 bilhão. Eu defendo que o imposto de renda pessoa física do servidor, a gente carimbe para cobrir o déficit e lá na frente tudo isso ir para o fundo de investimento", disse o governador.

Wellington Dias explicou aos senadores na comissão que o imposto de renda é uma receita dos estados que pode ser usada de qualquer forma.

"O imposto de renda pessoa física de servidor público é uma receita dos estados. Ele fica lá livre, o estado faz o que quiser. Eu estou propondo que esse recurso seja colocado para a cobertura do déficit da Previdência e lá na frente no fundo de investimentos", detalhou.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Para o governador, a medida é importante e gera fôlego para os estados investirem. "Isso é importante, pois estados e União ganham com isso e voltam a ter capacidade de investimentos. Tendo capacidade de investimento, alavanca a economia. A economia crescendo, gera mais empregos e mais contribuições para as previdências", afirmou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais