Cidadeverde.com

Maracujá é muito mais do que um calmante

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O maracujá é famoso pelo seu efeito calmante. Só que muitas pessoas não sabem que essa fruta também traz uma série de benefícios para saúde. Afinal, ela é rica em vitaminas, minerais e outras substâncias importantes para o organismo Os benefícios são vários.

Fruta é rica em antioxidantes

Um dos principais benefícios do maracujá são as substâncias antioxidantes, que impedem a atuação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento e a degeneração celular e também evitam o surgimento de tumores. O maracujá é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e auxilia no funcionamento do corpo como todo

Melhora a saúde dos olhos

O maracujá também é fonte de vitamina A. Essa substância é conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, pois protege a córnea e evita problemas relacionados à visão. A deficiência dessa vitamina pode ocasionar a cegueira noturna, que consiste na dificuldade de enxergar em ambientes escuros.

Auxílio à digestão

Outro ponto positivo do maracujá é que ele é uma fonte importante de fibras, que auxiliam no processo de digestão. As fibras solúveis, em especial, são as mais encontradas na fruta. Elas conseguem se misturar à água, formando um gel viscoso e mais volumoso no estômago. Por isso, prolongam a sensação de saciedade e são ótimas para quem precisa perder peso.

Minerais e estrutura óssea

O maracujá também é indicado para fortalecer a estrutura óssea. Ele é fonte de minerais importantes, como o cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo. Eles ajudam a manter os ossos bem fortalecidos e protegidos. Mas, além disso, eles são importantes para os sistemas imunológico, cardiovascular, evitam problemas como a anemia (em especial, com a ajuda do ferro) e também concedem energia para o corpo

Sementes fazem bem para a saúde

Um fato: as sementes de maracujá não são maléficas ao organismo. Na verdade, elas são fontes importantes de antioxidantes - em especial, o piceatannol, um composto químico que atua como antioxidante, prevenindo o câncer e doenças degenerativas.

Para quem sofre com problemas de pressão, o maracujá também pode ser um grande aliado. Ele é fonte do mineral potássio, que se destaca por auxiliar no processo de contração muscular e, sendo assim, também ajuda a manter o ritmo de circulação sanguínea.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais