Cidadeverde.com

Regularização de conjuntos habitacionais está suspensa após transferência para ADH

Imprimir

Foto: Divulgação ADH

A reforma administrativa, realizada pelo governo do Estado no mês de maio, também provocou mudanças na vida dos mutuários de mais de 70 mil imóveis de conjuntos habitacionais construídos pela Cohab, Iapepi e BEP. É que todos os processos passaram a ser de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e não mais da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). 

Com a mudança, os processos para regularização fundiária e obtenção das hipotecas estão paralisados desde o mês passado nos cartórios em Teresina e no interior. 

De acordo com a diretora da ADH, Gilvana Gaioso, isso se deve ao trâmites burocráticos que está precisando fazer para incorporar a lei que foi publicada em junho. 

"A ata do Conselho saiu no dia 04 de julho regulamentando a lei do mês passado. Agora estou tendo que enviar meus documentos para todos os cartórios de registros públicos do estado e reconhecer firma para que os processos voltem a andar. Alguns servidores da Emgerpi foram incorporados pela ADH para continuarem com o serviço e outros gestores foram nomeados", justifica a diretora. 

Gilvana Gaioso disse que trata o caso com prioridade e que na próxima semana vai se reunir com juíza Celina Freitas, titular da Vara de Registros Públicos para tentar agilizar os procedimentos junto aos cartórios. 

"Sou servidora da casa há 33 anos e sei da importância para o mutuário de querer está assegurado e documentação regular. Estamos tentando agilizar tudo, mas são 63 conjuntos habitacionais só em Teresina da Cohab e ainda têm do BEP, Iapepi e por todo o interior do Estado. Mas, estou encarando esse desafio como uma missão", destaca a diretora da ADH.

Somente após esses trâmites burocráticos é que os processos deverão ser retomados nos cartórios. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais