Cidadeverde.com

Formas para aproveitar ao máximo o tomate seco

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Cultuado pela alta gastronomia, o tomate seco é ingrediente sofisticado que rende diferentes pratos e receitas. Além disso, por ter passado por um processo de desidratação, esse alimento tem um sabor mais acentuado e uma grande concentração de minerais, vitaminas e outros nutrientes. Vamos falar mais a respeito a partir de agora:

Salada preparada com ingrediente de casa

Para preparar uma salada diferente, dá para investir em um mix de folhas (alface, rúcula e agrião, por exemplo) com tomate seco, pepino e temperos diversos. Ele se destaca por conta do sabor peculiar e dá um toque mais sofisticado à salada.

Uma boa dica é preparar o seu próprio tomate seco em casa - para tal, você deve lavar e cortar o tomate, colocá-lo para assar durante bastante tempo (com um pouco de sal e açúcar), tirar do forno e repetir esse procedimento algumas vezes.

Preparando um patê

Para receber amigos, nada melhor que preparar uma mesa de frios, com queijos, torradas pãezinhos e - por que não - uma pastinha de tomate seco. Não é nada muito difícil - você vai precisar de ricota, cebola, alho, salsa, pimenta (um pouco de requeijão, se preferir) e o tomate seco. Basta bater tudo no liquidificador ou em um mixer e pronto.

Combinando com macarrão e outras massas

Você sabia que o tomate seco também harmoniza bem com receitas de macarrão? Você pode usá-lo no preparo de molhos e acrescentá-lo à massa da forma que preferir (picado, moído ou inteiro). Uma boa combinação é a do espaguete + rúcula com tomate seco, que fica perfeita para a hora do almoço. Não se esqueça também que esse combo fica ótimo na pizza.

Risoto feito com tomate seco

Se você gosta de preparar risotos de diferentes tipos e sabores, não pode deixar de incluir o tomate seco nas receitas. Esse ingrediente dá um toque ainda mais sofisticado ao prato e combina bem com temperos como pimenta, cheiro-verde e manjericão. Uma dica é usar muçarela de búfala para valorizar mais o risoto e dar um toque mais cremoso.

Omelete, aposta leve e rápida

Se você quer uma receita leve e rápida para o almoço, uma boa alternativa é a omelete com temperos e tomate seco. É possível prepará-la em poucos minutos, fora que é uma opção bem nutritiva (ótima para quem é vegetariano). Durante o preparo dos ovos, basta acrescentar pedaços de tomate seco, pimenta, manjericão e outros temperos que preferir.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais