Cidadeverde.com

Conheça os benefícios de consumir cravo-da-índia

Imprimir


Essa especiaria pode fazer bem à sua saúde O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais com ação analgésica e antisséptica. Por apresentar flavonoides, também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico.

Quanto ao valor nutricional, também é fantástico. Ele contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3. Quanta coisa boa, não?

Analgésico e antisséptico

O chá de cravo-da-índia, além de saboroso, pode ajudar a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

Acelera o metabolismo

Aumenta a produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, o que promove a queima rápida de gordura. O cravo ajuda também em casos de náuseas e mal-estar estomacal

Antioxidante

O cravo-da-índia é excelente antioxidante porque possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poliinsaturadas.

Tireoide

Mais um aliado para ajudar quem sofre de hipotireoidismo Para quem não tem disfunção da tireoide, o cravo é também preventivo contra o surgimento dessa disfunção, seja para hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Beleza e Higiene

O óleo de cravo é usado para cuidar das unhas, e o chá pode ser usado como higienizador e antisséptico para as mãos: além de proteger e limpar, deixa um aroma delicioso. Lavar o rosto com chá de cravo e fazer a aplicação do óleo posteriormente é indicado para tratar espinhas. É ainda útil no tratamento de infecções de pele e micoses.

Contra-indicações

Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas. Também deve ser evitado o uso exagerado e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais