Cidadeverde.com

HUT faz tarde de cinema e pipoca para crianças internadas

Imprimir

Foto: Ascom / HUT

As crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) participaram na tarde desta sexta-feira, 12, do Projeto Cine Pipoca HUT. Com a briquedoteca da Pediatria toda decorada e uma pipoca quentinha as 22 crianças internadas assistiram ao filme infantil Procurando Dory. O objetivo é inserir os pequenos pacientes no universo cultural, além de proporcionar momentos de lazer e alegria.

Segundo o Dr. Aurimar Sousa, médico pediatra do HUT, esse tipo de evento tira o foco da internação e proporciona uma maior interação entre as crianças e os profissionais de saúde. “É um momento de lazer que ajuda a reforçar também o vínculo afetivo entre as crianças e seus responsáveis. É muito bom ver essa quebra de rotina e as crianças sorrindo novamente”, destacou.

De acordo com a gerente de enfermagem da Pediatria, Carla Janaina, essa é uma ação de humanização que utiliza a arte do cinema no processo de recuperação dos pequenos pacientes. “Promover atividades lúdicas como cinema para nossas crianças é um forma de minimizar o desgaste emocional gerado pela internação. Além disso, é um momento de muita alegria e descontração que pode inclusive contribuir para acelerar o processo de recuperação dos pequenos pacientes”, destacou a gerente.

Elisangela Batista, mãe de A.G. de sete anos, que está internado desde o dia 10 de julho, após sofre uma queda e bater a cabeça numa pedra, participou do Cine Pipoca e disse que o filho ficou muito feliz depois que soube que ia ter uma sessão de cinema na brinquedoteca da pediatria. “Por conta da queda meu filho precisou passar por cirurgia. Ele teve afundamento de crânio. Foi tudo muito dolorido e ele estava bem triste. Foi bom ver ele mais feliz hoje. É muito bom esse tipo de evento para crianças internadas”, comentou Elisangela.

O HUT oferece atendimento de urgência e emergência pediátrico 24 horas por dia. Em 2018, o HUT realizou 6.372 atendimentos de crianças entre 0 e 12 anos. Somente este ano, o HUT atendeu 3.286 crianças de 0 a 12 anos de idade. Dentre esses atendimentos os motivos que mais registraram entrada foram queda com 783 atendimentos, mal súbito com 497 e acidente de trânsito com 236.

O Projeto Cine Pipoca HUT foi realizado pelos alunos do nono período do curso de medicina da Facid em parceria com os profissionais da Clínica Pediátrica do HUT.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais